O talentoso director e actor de teatro José Manuel Ascensão continua a entreter os mais pequenos da casa durante o período de férias com a peça ‘El País de Caramelo’ (‘O País de Caramelo’). Escrita por Carmelo Castro, é uma produção da Expresarte C.A. que conta com música de Alan Gonzalez, coreografias de Ana Castellucci e produção geral de Vanesa Ugas, todos sob a direcção do luso-descendente.
Depois de abordar a nave Cassiopeia, a mando do Capitão Miralejos, chegamos ao remoto País de Caramelo, que se encontra à mercê de Marte, o seu regente déspota que faz das suas com a cumplicidade de Adolis e Ícaro. Marte vê-se afectado por uma desmedida ambição, obcecado por criar a receita da guloseima cujo sabor consiga conquistar o paladar de todas as crianças do universo, o que o tornaria num homem muito rico.
Ainda que para conseguir o seu propósito tenha de escravizar os pacíficos habitantes do País e Caramelo, e, por puro capricho, manda mudar o nome do país para Olemarac (‘caramelo’ escrito ao contrário), decisão esta que aumentou o pesar de quem vive nesta desafortunada nação.
Até que um dia, David Valiente, um soldadinho de chumbo que escapou de um conto porque não gostava de guerra, Aurora, a filha de Dulcinea, chefe da grande cozinha das guloseimas, e três personagens muito extravagantes, como o divertido Galletón, a graciosa Chupeta Merienda e o guloso Torontón, se unem para fazer frente a Marte e impedir que continue a cometer mais desmandos.
Depois de superarem um sem fim de peripécias, David e os seus novos amigos conseguem com que os seus anfitriões os ajudem a voltar a Olemarac, de onde tinham sido desterrados por Marte. Entretanto, o regente engordou de uma maneira descomunal, perdendo assim a sua esbelta figura em consequência da quantidade de misturas preparadas pelos pouco experientes cozinheiros a quem confiou a grande cozinha das guloseimas ao destituir do cargo a eficiente Dulcinea. David Valiente, Aurora, Torontón e Chupeta Merienda chegam a Olemarac fazendo-se passar por visitantes de terras distantes e possuidores de um medicamento milagroso que curará Marte, que, desesperado, os recebe com o desejo de recuperar a sua esbelta figura. Tudo corre bem até que, por imprudência de Torontón, são descobertos, o que desperta a ira de Marte.
A peça apresenta-se aos sábados às 5:00pm e aos domingos às 4:30pm no Teatro Santa Fé.