Apesar do sentimento nacional de insegurança, a Venezuela continua a ser um país com atractivos turísticos muito destacados, e continua a receber a visita de turistas de todo o mundo para conhecer as belas paisagens que o nosso território oferece. No entanto, perante a procura dos grandes destinos comerciais, muito poucas pessoas conhece a existência de pequenos recantos que cativam qualquer um.
Um desses recantos é La Ciénaga de Ocumare: Uma bela enseada de águas tranquilas situada a meio caminho entre a Baía de Turiamo e as praias de Ocumare de La Costa, rodeada pelas altas montanhas do Parque Nacional Henri Pittier. Apesar de não possuir grandes extensões de areia, pois quase toda a linha costeira que percorre a enseada está coberta por uma delgada linha de ‘mangles’, é um lugar perfeito para relaxar, apanhar sol, tirar belas fotografias e praticar diversos desportos aquáticos.
O maior encanto de La Ciénaga é as suas águas puras e cristalinas, cujos matizes vão desde o índigo das mais profundas até aos reluzentes tons turquesa das águas da superfície. Igualmente espectaculares são os espelhos de água que se formam no fundo da enseada, ao longo de um pequeno canal de águas pouco profundas e rodeadas de ‘manglar’ conhecido como ‘O Túnel do Amor’.
Um local paradisíaco ideal para navegar a bordo de um caiaque, contemplando a paisagem circundante ou vendo as estrelas-do-mar que repousam no fundo. Também para quem gosta de fazer ‘snorkeling’, a barreira de coral de La Ciénaga é perfeita para isso. Há locais simples para comer, sanitários na praia, aluguer de cadeiras e de caiaques.
E lembre-se que quando visitar algum recanto do nosso país, não deixe lixo e colabore activamente para a limpeza das nossas paisagens.