Luiz de Albuquerque realiza primeira visita a Anzoátegui

Consulado também atendeu cidadãos nos estados de Monagas e Sucre

0
1082

A sede do Consulado Honorário de Portugal em Barcelona acolheu, no passado 3 de Novembro, a terceira jornada especial deste ano para a tramitação de passaportes com identificação biométrica, que se realiza de acordo com as normas estabelecidas pela União Europeia.

O Cônsul Geral de Portugal em Caracas, Luiz de Albuquerque Veloso, que iniciou a sua comissão na Venezuela há dois meses, destacou na sua primeira visita ao Estado de Anzoátegui que “o mais importante da sua missão é estar próximo das comunidades portuguesas no país, já que a razão de ser do consulado é precisamente servir os portugueses e luso-descendentes que estão radicados na Venezuela”. O diplomata esteve acompanhado pelo cônsul honorário de Portugal na localidade, Rui Pereira.

utentes consulado

Também esteve presente o conselheiro das Comunidades Portuguesas, António de Freitas, que ressaltou o facto de terem sido atendidas 77 pessoas entre as populações dos estados de Monagas e Sucre, que conformam a região oriental do país. Freitas, destacou ainda que em colaboração com a Embaixada e algumas instituições ligadas à comunidade lusitana, foram promovidas actividades culturais para aproximar a comunidade e dar a conhecer os valores da cultura lusa, tanto antiga como moderna, com destaque para o Fado. Foi também promovida assistência social aos portugueses maiores de 65 anos que se encontrem em dificuldades, seja devido à escassez de recursos ou necessidade de atenção especial por parte das autoridades consulares.

 

Celebração nocturna

No mesmo dia, a partir das 8 da noite, a comunidade portuguesa de Anzoátegui, com presença dos representantes da Asoludeven e da Fundação Nossa Senhora de Fátima da entidade federal, foi realizado um jantar em honra do novo Cônsul Geral de Portugal em Caracas, durante o qual o Grupo Danças e Cantares de Portugal executou várias coreografias do folclore continental e madeirense para o desfrute das pessoas presentes no Restaurante ‘El Moroco’, que fica situado na cidade de Lechería, Município de Urbaneja.

grupo folklorico con el consulO cônsul ressaltou a importância de a comunidade lusitana manter as raízes junto dos seus descendentes através do Grupo Folclórico Danças e Cantares de Portugal, que já leva 11 anos a divulgar o folclore português em Barcelona e Puerto La Cruz. Por seu turno, Rui Pereira agradeceu a presença da comunidade luso-venezuelana neste encontro em que se ressaltou a cultura portuguesa.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here