Luso-descendente participou no Laboratório de Inovação Cidadã

Esta segunda edição teve lugar na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A primeira realizou-se em Veracruz, México, em 2014.

0
1097

Ommyra Moreno Suárez

 

O luso-descendente Tony Marcelino Mendonça Mendes foi escolhido entre os 12 projectos desenvolvidos no Laboratório de Inovação Cidadão (Labicr), uma iniciativa organizada pela Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) através da proposta intitulada ‘Cidadania 2.0. Esta segunda edição do laboratório teve lugar na cidade de Rio de Janeiro, Brasil. A primeira realizou-se em Veracruz, México, em 2014.

Das 480 pessoas de toda a Ibero-América que se candidataram para participar no laboratório foram escolhidos 108 colaboradores, nove por cada projecto, dos quais apenas três participantes eram venezuelanos, sendo Tony Mendonça o único participante de nacionalidade portuguesa. Mendonça foi seleccionado para integrar o projecto Sinergia da Diversidade Ibero-americana, um plano de investigação, participação e acção que procurava entender as formas de gerar conhecimento, assim como as percepções e reflexões das pessoas que participaram no laboratório. O projecto foi liderado por Marcella Camargo, destacada antropóloga brasileira, da cidade do Rio de Janeiro.

No programa brasileiro participaram pessoas de vários países, desde estudantes até reconhecidos profissionais, que trabalharam nos seus projectos durante 15 dias. Vários deles contaram com o apoio de universidades e instituições para chegar ao Brasil. No entanto, o venezuelano Tony Mendonça teve que recolher fundos através crowdfunding (recolha de dinheiro através de campanha na Internet) para poder custear os gastos que lhe permitiram chegar ao Brasil. O Laboratório de Inovação Cidadã (Labicr) foi patrocinado pelo Ministério da Cultura da República Federativa do Brasil.

Tony Marcelino Mendonça Mendes nasceu em Caracas a 9 de Dezembro de 1993, os pais são portugueses, emigraram para a Venezuela em 1981. São ambos do Porto Da Cruz, ilha da Madeira.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here