Marca de Água com mais atividades educativas, regista mais de 1200 visitantes e revela nova exposição

0
68

A Galeria Marca de Água, situada na Rua da Carreira 119, prossegue a sua programação com novas atividades educativas e revela a exposição para o último trimestre do ano.

Visitas orientadas e oficinas de expressão plástica

Para os dias 29 de julho e 1 de setembro estão agendadas visitas orientadas e oficinas de expressão plásticas dirigidas a um grupo de cerca de duas dezenas de crianças e jovens do ATL da Ludoteca de Santa Catarina, destinado aos filhos dos funcionários da Câmara Municipal do Funchal. Estas atividades, acompanhadas pelos monitores da ludoteca, serão orientadas pelo curador Diogo Goes.

De referir que ao longo do passado mês de junho a galeria desenvolveu outras atividades educativas, tendo recebido mais de meia centena de seniores, utentes do Centro Comunitário do Funchal e do Espaço Sénior das Cruzes, além de alunos de Artes Visuais Escola Secundária Francisco Franco, que somaram mais uma meia centena de visitantes. De referir que, ontem a Marca de Água, recebeu cerca de uma dezena de estagiários e formandos dos museus municipais, Museu Henrique e Francisco Franco e Museu Cidade do Açúcar que participaram nas visitas.

“Bienal de Arte de Gaia”  e “Partilhas Francas” prolongadas até setembro

Foram mais de 1200 pessoas que já visitaram as três exposições simultâneas atualmente patentes na Marca de Água – “Pólo do Funchal da Bienal de Arte de Gaia”, “Escritas da Pandemia” de Violante Saramago Matos e “Partilhas Francas”. Inauguradas no passado dia 27 de maio ficarão agora patentes até à primeira quinzena de setembro.

Exposição de Marco Fagundes Vasconcelos

No último trimestre do ano, a Marca de Água acolhe uma grande exposição individual do consagrado artista plástico madeirense, Marco Fagundes Vasconcelos que apresentará uma série de trabalhos inéditos, especificamente desenvolvidos para esta exposição. A exposição contará também com dois artistas convidados. Mais pormenores serão revelados brevemente.

Marco Fagundes Vasconcelos nasceu no Funchal, em 1968. Licenciado em Artes Plásticas/Pintura, pelo Instituto Superior de Arte e Design. Expõe regularmente desde 1977. Encontra-se representado na Coleção do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira. Na sua extensa carreira artística, conta com inúmeras exposições realizadas no país e na região destacando-se, “Steaks, drawings and other stories” realizada no Museu de Arte Contemporânea do Funchal (2012) e “Xiphopagos: Eu, Chang and Eng”, no MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira (2017), entre outras.

Concursos nacionais a decorrer

Estão a decorrer dois concursos organizados pela Marca de Água: a 2ª edição do “Concurso Nacional de Desenho Infantojuvenil”, em parceria com a Câmara Municipal do Funchal e a 1ª edição do “Concurso Amador de Fotografia”, em parceria com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s. Os regulamentos estão disponíveis nas redes sociais das entidades organizadoras e parceiras.

Galeria de férias em agosto

A galeria encerra temporariamente para férias, como habitualmente, no mês de agosto, retomando a atividade a 1 de setembro.

A direção artística da Galeria Marca de Água está a cargo da historiadora de arte, Raquel Fraga e a curadoria a cargo de Diogo Goes, docente assistente no ensino superior. Raquel Fraga, destaca a “oportunidade de, mais uma vez, acontecer um reforço da programação da galeria tendo em vista a atuação na comunidade onde se insere sensibilizando para a arte”.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here