Nascem filhotes de leões brancos em zoológico na Venezuela

0
50

Três filhotes de leões brancos nasceram, entre segunda-feira e terça-feira, em um zoológico da Venezuela, um feito inédito no país. O nascimento representa é uma boa notícia para a continuação desta subespécie do leão africano que se diferencia dos seus parentes peludos (Panthera leo melanochaita) pela pelagem esbranquiçada, característica que o torna uma raridade cuja sobrevivência tem se dado através da reprodução em cativeiro.

Para garantir seus cuidados, foram isolados de sua mãe Camatagua, trazida para a Venezuela com seu companheiro, Sebastián, em maio de 2022, do zoológico Hodonín, na República Tcheca.

— Estamos felizes por conseguir neste programa de reprodução o nascimento bem-sucedido de três lindos filhotes de nossa leoa —, disse Anthony De Benedictis, diretor do zoológico Las Delicias, localizado em Maracay, estado de Aragua (centro-norte), a cerca de 120 km de distância de Caracas.

A importância destes nascimentos reside na fragilidade da espécie; estima-se que existam pouco mais de uma centena destes felinos em todo o mundo. Além da “excelente notícia” de vermos os primeiros leões brancos nascerem na Venezuela, “contribuímos para uma espécie em perigo de extinção em todo o mundo”, disse De Benedictis.

Os filhotes, que bocejam e se espreguiçam suavemente enquanto seus tratadores os seguram durante a apresentação para a imprensa, são cuidados no hospital do zoológico, onde recebem um suplemento especial para bebês desmamados.

Cuidar deles é um trabalho de 24 horas. “Estamos todos dedicados ao cuidado deles”, disse Leonel Ovalle Moleiro, liderando a equipa composta por três veterinários.

— É realmente um cuidado titânico, fazemos plantões noturnos, diurnos, prestamos atenção na alimentação deles —, explicou.

Quando separados da mãe por “razões médicas” é necessário repor seus cuidados. Isso envolve estimulá-los a realizar suas necessidades fisiológicas, proporcionar-lhes temperatura adequada e alimentá-los.

Um dos machos é o mais “sonolento”, é quem tem tido mais dificuldade em habituar-se à mamadeira, explica sorrindo Ovalle Moleiro.

Já a fêmea “devora a mamadeira, suga a ela inteira rapidamente. É hiperativa e está em constante movimento», diz o veterinário, acompanhado pelas risadas de seus companheiros. Com o nascimento destes três filhotes existem seis leões brancos na Venezuela.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here