Noite de Fados no Centro Português de Punto Fijó

A iniciativa surge como parte de um conjunto de actividades organizadas com o objectivo de enaltecer a cultura Portuguesa entre os Lusitanos e os luso descendentes.

0
904

Ommyra Moreno Suárez

O grupo folclórico venezuelano ‘Nova Geração’ da Península de Paraguaná organizou no passado sábado, dia 16 de abril, pelas 20h00, una noite de fados de Lisboa nos espaços do Salão Nobre do Centro Português de Punto Fijo, no Estado de Falcón.

Milú de Almeida, Gina Faria e Miguel Lopes foram os fadistas encarregues de interpretar os versos populares deste reconhecido género musical português procedente dos bairros antigos lisboetas. O Fado é a expressão mais conhecida internacionalmente da música portuguesa. Este tipo de interpretação expressa também os maus momentos da vida através da música. Geralmente é cantado por uma única pessoa, acompanhada por uma viola (guitarra espanhola) e uma guitarra portuguesa. No fado, os temas mais interpretados são: a melancolia, a nostalgia, ou pequenas histórias de vida do dia a dia nos bairros humildes, mas particularmente o fatalismo e a frustração.

A iniciativa enquadra-se num conjunto de actividades organizadas com a finalidade de promover e exaltar a Cultura Portuguesa, entre lusitanos e os seus descendentes que vivem no Estado de Falcón.

Recorde-se que, nos últimos dias, a conselheira das Comunidades Portuguesas, Fátima Pontes, efectuou uma visita oficial ao Estado para se reunir com os Portugueses na cidade de Punto Fijo e, portanto, falar sobre as necessidades dos conterrâneos que vivem nesta cidade. Igualmente, instituições como a Mulher Migrante, responsável pelo acompanhamento da migração feminina no país, a Embaixada de Portugal, na Venezuela, o cônsul honorário de Portugal em Falcón, e os movimentos associativos locais, reuniram-se em várias ocasiões para discutirem as estratégias do associativismo local entre os portugueses e a formação de comissões no Estado para promover actividades educativas, de caridade e culturais em prol da difusão dos valores e tradições portuguesas.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here