Nomeados novos Consules Honorários em Falcón e Mérida

0
707

O empresário português Abílio Mendonça foi escolhido para desempenhar funções de cônsul honorário de Portugal em Punto Fijo, no estado Falcón. Foi também aprovada a nova consulesa honorária de Portugal na cidade de Mérida, estado Mérida, Auristher Pinto, quem irá substituir a politóloga Dora Freitas ultimamente no cargo.

Abílio Mendonça é filho de madeirenses originários de Santa Cruz e engenheiro naval diplomado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil. Foi cofundador do Centro Português em Punto Fijo e eleito como o seu 1º Presidente da direção. Também foi cofundador da Federação de Centros Portugueses da Venezuela (Feceporven) e ocupou funções de Presidente da Câmara de Comercio de Paraguaná como da Câmara Petroleira Regional de Falcón. Na atualidade, segue sendo um ativista associativo em prol dos portugueses na península de Paraguaná e ocupa as funções de vice-presidente da direção do Centro Português em Punto Fijo.

A seleção da candidatura esteve a cargo por autoridade hierárquica direta de , João Pedro Brito Camara, cônsul-geral de Portugal em Valência, estado Carabobo, e ratificada pelas autoridades portuguesas em Lisboa. O Governo de Portugal deverá agora notificar o “exequátur” ao Governo da Venezuela para que, posteriormente, as autoridades venezuelanas entreguem ao novo cônsul honorário de Portugal em Falcón o “bene placet” que acreditará definitivamente Abílio Mendonça na sua área de jurisdição consular

Existem na Venezuela, uma missão diplomática em Caracas, dois consulados-gerais de Portugal em Caracas e Valência, e uma extensa rede de 12 consulados portugueses honorários: Maracaibo, San Cristóbal, Mérida, Guanare, Maracay, Barquisimeto e Punto Fijo (no centro-ocidente do país), e Los Teques, Barcelona, La Guaira, Margarita e Guayana (no oriente do país).

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here