Nova plataforma de ensino da língua portuguesa para ajudar crianças na diáspora

0
1112

Agência Lusa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros apresentou no dia 7 de fevereiro uma plataforma de ensino da língua portuguesa para crianças que iniciaram o processo escolar em Portugal e agora vivem no estrangeiro.

 “É uma plataforma complementar, disponibilizada a partir da Internet, que permite às crianças e aos jovens com processo escolar iniciado em Portugal manterem este contacto com o processo de aquisição de competências e de conhecimentos em língua portuguesa de forma autónoma”, afirmou José Luís Carneiro, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

A plataforma “Português Mais Perto” destina-se sobretudo a auxiliar as crianças que, em virtude da emigração dos seus pais, residem no estrangeiro e poderão no futuro voltar a Portugal, acrescentou o secretário de Estado.

As crianças e os jovens de origem portuguesa escolarizados no estrangeiro constituem também um alvo desta nova ferramenta de aprendizagem.

Esta nova plataforma para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa terá dezenas de aulas interativas.

De acordo com José Luis Carneiro, “pode ser também ativado um tutor” para auxiliar a aprendizagem das crianças, garantido pelo instituto Camões.

 “Esta plataforma tem uma licença, que é o custo de instalação da aplicação, de 40 euros anuais e se houver a necessidade de um tutor será 90 euros anuais”, indicou José Luís Carneiro.

O secretário de Estado lembrou que este tipo de iniciativa também já existe para os estudantes em Portugal.

A plataforma “Português Mais Perto” resulta da colaboração entre uma editora nacional, a Porto Editora, e o Camões — Instituto de Cooperação e da Língua.

Esta ferramenta disponibiliza cursos de Português Língua Materna para aqueles que estudaram em Portugal, correspondentes aos programas do 1º ao 12º anos, e cursos de Português Língua de Herança, neste momento nos níveis iniciais A1 e A2 para aqueles que fizeram toda a sua escolaridade no estrangeiro. Além disso, os cursos estão disponíveis nas modalidades de autoaprendizagem (40 Euros/ano) e com tutoria (90 Euros/ano), estando este acompanhamento a cargo do Camões, I.P.

A Plataforma “Português Mais Perto” está concebida como um apoio às famílias que pretendem que os seus educandos mantenham a aprendizagem de língua portuguesa, não sendo uma alternativa à escolaridade no contexto em que se encontram.

O projeto pretende constituir um complemento à rede de ensino atualmente existente chegando a novas geografias e colmatando outras necessidades.

A Plataforma “Português Mais Perto” pode ser acedida diretamente através do endereço www.portuguesmaisperto.pt ou através do portal do Camões, I.P.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here