Novas energias renováveis

0
854

A temática das energias renováveis é um assunto para discussão obrigatório entre ambientalistas e investigadores das mudanças climáticas. Neste sentido, são múltiplas as soluções que se têm tentado arranjar nesta matéria, sendo que têm surgido importantes descobertas que permitem emitir energia com baixas emissões de CO2.

Em cidade como Veneza, em Itália, houve a iniciativa de gerar metade da energia elétrica a partir das algas, uma ação que lhes permitirá dar um grande passo para a libertação dos combustíveis fósseis.

Os italianos defendem que a ideia é ter dois tipos de algas, as quais chegam coladas aos basrcos, sargassum muticum and Undaria pinnafitida, sendo depois utilizadas numa nova planta de 40MW.

O plano tem um custo estimado em 200 milhões de euros e as algas serão cultivadas em laboratório, onde serão tratadas para produzir um combustível que mexa turbinas, enquanto que o dióxido de carbono que seja produzido no processo será utilizado para alimentar as algas.

Entretanto, investigadores da Universidade de Minnesota, nos estados Unidos, têm trabalhado intensamente para descobrir uma ligação que gera eletricidade sem gerar CO2, pelo que preveem que quando esta investigação chegue ao fim sejam capazes de criar veículos que, quando se movimentem, produzam velocidade.

Isto deve-se à criação de uma nova ligação que pode converter o calor diretamente eletricidade, num processo onde o material absorva o calor e gere eletricidade para carregar baterias.

Esta ligação é conhecida como Ni45Co5Mn40Sn10 e tem a possibilidade de fazer desaparecer por completo as emissões de carbono que tanto preocupam os estudiosos.

Com estes avanços, a ciência continua a somar pontos para ajudar a preservar o Planeta, pois não nos podemos esquecer que cuidar hoje é preservar o futuro das novas gerações!

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here