O que não sabia sobre a Primavera

0
3188

Ainda que na Venezuela as estações do ano não se notem tanto como na Europa, a Primavera é, sem dúvida, uma das épocas mais bonitas do ano. O seu brilho, luz e cor são visíveis. E estando na Primavera, hoje trazemos-lhe nove dados curiosos sobre esta época que talvez desconheça.

Sabia que a palavra primavera deriva das raízes latinas ‘prima’, que quer dizer ‘primeira’, e ‘vera’, referente ao verde, sendo, por isso, o primeiro verde do ano?

Esta época caracteriza-se por noites que começam a ser mais curtas e dias mais longos, e para além disso, os dias são mais quentes e as noites mais frescas.

Se prestar atenção, dar-se-á de conta de que os pássaros cantam muito mais nesta época do que noutras.

Além disso, o facto de haver mais luz do que no Inverno também estimula as plantas e os insectos, que são o alimento da maioria das aves, e por isso, se há mais plantas e mais insectos, há mais comida para os passarinhos e os seus pais.

Há um ditado muito famoso que diz que “estás como um burro na Primavera”, e isto foi provado cientificamente, pois os burros durante esta temporada são mais activos do que no resto do ano, e isso também acontece com os seres humanos, já que durante a Primavera, a maioria das pessoas tem mais energia, vitalidade e mais apetite sexual, enquanto uma minoria tem uma perda de energia. Tudo isto tem a ver com a serotonina, hormona cujo desenvolvimento está relacionado com a luz solar, e por isso quanta mais luz há, mais hormonas se activam.

Outro dos dados curiosos é que as crianças crescem mais rápido durante a Primavera. Nas meninas acontece entre os 8 e os 13 anos, e nos rapazes entre os e os 15 anos, mas nunca acontece mais rápido do que durante o primeiro ano de vida.

A Primavera nunca chega no mesmo dia, todos os anos muda.

Por último, se está no Equador no dia em que se inicia a Primavera e parar no eixo do Equador, verá passar o Sol em linha recta sobre a sua cabeça. Ainda que isto também ocorra no Outono, com a chegada da Primavera o fenómeno é mais preciso.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here