O cérebro é o centro do nosso corpo, sem ele não poderíamos sequer perder uma pestana, e não entendemos isso até que algo lhe aconteça. Nesta oportunidade, trazemos a primeira parte de uma lista de coisas curiosas sobre o cérebro e o seu funcionamento.
Em princípio, ler em voz alta promove o desenvolvimento cerebral; vários estudos demonstram que os pais e professores que leem em voz alta e que falam a miúdo com crianças pequenas têm uma ajuda acrescida no desenvolvimento deste órgão vital.
As crianças que aprendem duas línguas antes dos 5 anos de idade têm uma estrutura do cérebro diferente da das crianças que aprendem apenas um idioma.
Continuando ainda com as crianças, alguns estudos demonstram que o abuso infantil pode mudar a forma como o cérebro se desenvolve, e pode afectar negativamente a aprendizagem.
E caso não saiba, os neurónios podem, ao longo da vida, produzir-se e desenvolver-se, sempre e quando a actividade mental está activa, eles não se regeneram, e tal como o próprio ser humano, uma vez mortos, não ganham vida, mas podem nascer novos neurónios.
No que diz respeito à actividade cerebral, está comprovado que os surdos ou ambidestros têm um corpo caloso 11% maior do que os que são destros.
Se não sabia, fique ainda a saber que o cérebro humano cresce até aos 18 anos de idade, pelo que é importante a estimulação. Se uma criança está num ambiente estimulante, terá uma capacidade maior do que 25% de aprender do que quem não está. Pelo contrário, se estiver num ambiente de baixa estimulação, terá menos 25% de capacidade de aprender.
Para terminar, os cientistas demonstraram que os cérebros dos pensadores criativos funcionam de uma forma diferente do que os cérebros dos que pensam mais metodicamente. E você, como pensa?