Opções para uma casa ecológica

0
734

Ter uma casa mais amiga do ambiente tornou-se praticamente numa necessidade, sobretudo para quem se prepara para adquirir a sua primeira casa. Nesse sentido, alguns especialistas dão conselhos para que viver numa casa ‘ecológica’ seja uma opção também alcançável para quem acede à sua primeira casa ou apartamento.

Em primeiro lugar, recomendam procurar estas propriedades em locais onde as falhas geológicas ou as águas subterrâneas não afectem o terreno, mas que se evite também viver em terrenos próximos de zonas industriais ou ruidosas, assim como evitar a proximidade a linhas de alta tensão.

Os painéis solares ou placas fotovoltaicas também se tornaram uma excelente e económica opção para produzir energia no lar, a tal ponto que até se pode recorrer a colectores solares térmicos alimentados por água residual depurada para ter água quente nas casas de banho ou nas principais tubagens da casa, pelo que também é importante a instalação de dispositivos que limpam ou depuram a água.

Entretanto, os acumuladores nocturnos, apoiados pela energia solar fotovoltaica, também se apresentam como um dos sistemas mais eficazes para criar calefacção em locais frios.

No que diz respeito aos electrodomésticos, o importante é empregar aparelhos de baixo consumo, que não produzam ondas electromagnéticas e que não emitam gases nocivos, e dispor de tomadas de terra em bom estado também ajuda a causa.

Por último, pode considerar pintar a sua casa com produtos pouco tóxicos como as tintas com silicato, que para além de trazer benefícios para a saúde, são fáceis de limpar.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here