Papa atento ao meio ambiente

0
763

O responsável de comunicação da Santa Sé, o padre Frederico Lombardi, assegurou que o Papa Francisco começou a escrever um documento sobre a ecologia e o meio ambiente, colocando, uma vez mais, o tema do Planeta à discussão.

“A perspectiva é a mesma que uma encíclica, mas actualmente, trata-se de um projecto em estado ainda inicial, pelo que é prematuro fazer previsões sobre quando será publicado. Em todo o caso, é importante observar que o Papa Francisco pretende despertar particularmente a temática da ecologia no ser humano”, disse Lombardi num programa de rádio.

Não foi a primeira vez que o pontífice trouxe à luz o tema do meio ambiente, pois algo semelhante aconteceu no mês de Maio do ano passado, e mais recentemente falou-se num possível trabalho escrito no passado mês de Novembro, quando se reuniu na residência de Santa Marta com o senador argentino Fernando Solanas, e mostrando, em diversas ocasiões, a sua preocupação com o estado do meio ambiente e a sua defesa.

No passado dia 13 de Janeiro, perante o corpo diplomático acreditado na Santa Sé, o Papa afirmou que “a ávida exploração dos recursos ambientais constitui outra ferida na paz. Se bem que a Natureza está à nossa disposição, desrespeitamo-la com frequência, não a consideramos um dom gratuito do qual temos de cuidar e colocar ao serviço dos irmãos, e também das gerações futuras.”

Ainda que muitos considerem que os encontros do Papa com personalidades que lidam com assuntos ecológicos, e a sua recorrente preocupação pela matéria, não é mais do que letra morta, o certo é que a Igreja Católica mudou, e que foram incluídos na agenda temas que jamais pensaríamos ouvir, pelo que hoje é destacado este tipo de actividades com as quais Deus, através dos seus representantes na terra, também nos pede que prestemos atenção ao que estamos a fazer, especialmente ao dano que estamos a causar às espécies do nosso lar emprestado.

Se bem que estas iniciativas não detêm as alterações climáticas, pelo menos há novos seguidores a juntar-se à causa. Recorde-se que cuidar hoje é preservar o futuro das novas gerações. Pense verde.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here