Pastéis de Belém

0
553

[quote_box_center]

Ingredientes

Recheio

500 ml de leite

1 + 2/3 xícara de açúcar

4 colheres de sopa de farinha de trigo

* limão q/b

5 unidades de gemas

1 unidade de Ovo

* canela q/b

* baunilha q/b

Massa

500 gramas de farinha de trigo

300 ml de água gelada

2 colher de chá de sal

2 xícara de margarina para folhado

1/2 xícara de margarina para dobrar a massa

[/quote_box_center]

Preparação

Recheio

Coloque o leite numa panela no fogo. Separadamente, misture a farinha com o açúcar, o sal (a gosto) e a canela noutro recipiente. Quando o leite levantar fervura, adicione a mistura seca, mexendo energicamente. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Adicione o ovo e as gemas e aromatize com baunilha ou limão. Reserve.

Massa

Com a farinha, água e sal, faça uma massa maleável e que não grude nas mãos. Modele uma bola, faça uma incisão em forma de cruz até meio e puxe as pontas para fora. Coloque a margarina no centro e envolva com a massa, deixando-a homogênea. Com um rolo, estenda a massa (40×15 cm) e dobre três vezes, passando uma camada de margarina entre as voltas. Deixe descansar por dez minutos no frigorífico e volte a estender. Dobre as duas extremidades para o centro, passando margarina entre as dobras, e novamente ao meio. Deixe descansar mais dez minutos no frigorífico.

Estenda a massa até atingir a espessura de cerca de 4 mm e espalhe a margarina em toda a extensão. Enrole a massa com diâmetro de mais ou menos 4 cm.

Corte o rolo de massa em rodelas com 1 cm de espessura para pôr nas formas. Deixe descansar no frigorífico por mais dez minutos.

Molhe o polegar na água e puxe a massa até a boca da forma. Deixe no frigorífico até a massa ficar dura (cerca de 15 minutos).

Recheie com cuidado usando a mistura que estava reservada. O chef Paulo Cordeiro usa um funil para preencher as formas, controlando a vazão com o dedo indicador.

Asse os pastéis em forno pré-aquecido a 300 graus Cº por 8 minutos ou a 250 graus C° por 12 minutos.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here