Paulo Cafôfo em Caracas de 11 a 16 de maio

0
44

Paulo Cafôfo realiza a sua primeira deslocação à Venezuela, na qualidade de secretário de Estado das Comunidades, entre os dias 11 e 16 de maio. A notícia foi confirmada pelo embaixador de Portugal na Venezuela, Carlos de Sousa Amaro, quem recebeu na sua residência uma representação madeirense, liderada pelo diretor regional Rui Abreu.

A visita oficial do novo governante com a pasta das Comunidades coincidirá com a transição de embaixadores em Caracas: ao fim de quatro anos e oito meses, Carlos Sousa Amaro deixa a Venezuela e instala-se no Chile; por seu turno, João Pedro Fins do Lago deixa as funções diplomáticas em Boston (EUA) e entrega as credenciais de novo embaixador de Portugal na Venezuela.

O antigo presidente da Câmara Municipal do Funchal e ex-líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, é o novo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas do XXIII Governo Constitucional, sucedendo a Berta Nunes. Cafôfo é o quarto madeirense num governo da república desde o 25 de abril e o segundo que ocupa o cargo de Secretário das Comunidades. O primeiro nestas funções foi Manuel Correia de Jesus.

Paulo Cafôfo, de 51 anos, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor de profissão, foi docente em várias escolas da Região Autónoma da Madeira.

Foi eleito presidente da Câmara do Funchal em 29 de setembro de 2013, altura em que concorreu como cabeça de lista independente pela coligação que integrava PS, BE, o Partido da Nova Democracia, MPT, PTP e PAN, com 39,22% dos votos.

Em 01 de outubro de 2017, foi reeleito como presidente do município do Funchal pela coligação Confiança (PS, BE, JPP, PDR e Nós Cidadãos), com 42,05%.

Cafôfo também foi presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e da Confederação dos Municípios Ultraperiféricos.

O autarca renunciou ao mandato de presidente da Câmara do Funchal em junho de 2019 para ser o candidato indicado pelo PS à presidência do Governo Regional da Madeira, perdendo as eleições para o PSD.

Paulo Cafôfo foi eleito presidente do PS da Madeira em julho de 2020, mas renunciou ao cargo depois do mau resultado do PS na região nas últimas eleições autárquicas, tendo sido substituído por Sérgio Gonçalves em fevereiro deste ano.

No XXIII Governo Constitucional e sob a tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Francisco André regressa como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, enquanto Bernardo Cruz é o novo secretário de Estado da Internacionalização.

O PSD e o CDS não querem que Paulo Cafôfo seja o intermediário nos assuntos pendentes com o Governo da República, enquanto, o PS apresentou um voto de congratulação pela tomada de posse como Secretário de Estado das Comunidades.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here