Peixe para evitar a diabetes

O consumo de frutos do mar diminui a concentração de glicose e o risco de sofrer de diabetes

0
870

Uma equipa de investigação formada por especialistas da Universidade de Valência, em Espanha, levou a cabo um estudo no qual analisou o padrão dietético da população adulta ibérica com elevado risco cardiovascular. Segundo os resultados, evidenciados em 945 pessoas com idades compreendidas entre os 55 e os 80 anos, detectou-se um elevado consumo de carnes vermelhas, enchidos e peixes.

Enquanto comer enchidos pode associar-se ao aumento do peso corporal e das taxas de obesidade, o consumo de peixe, pelo contrário, está ligado a uma menor concentração de glicose e uma diminuição do risco de padecer de diabetes.

Mercedes Sotos Prieto, investigadora da Universidade de Valência e principal autora de um trabalho incluído no estudo Predimed (Prevenção com Dieta Mediterrânica), explicou que “nos países mediterrânicos, o consumo de alimentos característicos da sua dieta natural diminuiu nas últimas décadas para aumentar o de gorduras saturadas, procedentes, sobretudo, das carnes vermelhas e dos bolos industriais».

O consumo de carnes vermelhas na população ibérica é em média de uma vez por dia e é elevado em comparação às recomendações alimentares. Isto está directamente ligado ao aumento da pressão arterial, diabetes e a um moderado aumento da mortalidade causada pelo cancro e doenças cardiovasculares.

Pelo contrário, o peixe está incluído na dieta mediterrânica e tem efeitos cardiovasculares. Entre as hipóteses formuladas para explicar a relação entre o consumo de peixe e o risco de diabetes, ressalta uma que assinala que o aumento de ácidos gordos ómega 3 nas células do músculo esquelético melhora a sensibilidade à insulina.

No que diz respeito às diferenças de género, o consumo elevado de gorduras saturadas procedentes da ingestão de carnes vermelhas e enchidos foi maior no caso dos homens. As mulheres demonstraram comer mais carne branca, em particular pato e frango. Em relação ao consumo de peixe, não se encontraram diferenças significativas de género.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here