Percorrendo a Venezuela: Cubiro

0
893

Cubiro é uma bela povoação localizada nas montanhas a sul de Barquisimeto, no Município Jiménez, Estado de Lara. Foi fundado a 20 de Dezembro de 1545, encontra-se a 57 quilómetros a sul de Barquisimeto e é uma das povoações mais antigas da Venezuela. Nele pode-se desfrutar de um clima agradável e de belas edificações, sendo perfeito para passar um fim de semana.

Além de ser um turístico, é também um dos centros agrícolas do Estado de Lara. A este povoação dirigem-se os agricultores das redondezas para comercializar os seus produtos.

Na Igreja da povoação encontram-se sepultados os restos mortais de Diego de Lozada, ilustre fundador da cidade de Caracas e de Cubiro, entre outras cidades e povoações. Ali faleceu e foi sepultado com a armadura que uso em vida.

As distintas paisagens de Cubiro são um dos seus grandes encantos. Entre eles destaca-se a de valle de Quibor, desde onde se divisa a plenitude dos domínios desta povoação. Outro dos atractivos que oferece Cubiro para o turista que desfruta do contacto com a natureza são os passeios a cavalo no parque las Lomas, além do Parque Nacional Yacambú.

Entre os seus atractivos turísticos estão Las Lomas de Cubiro, La Cueva de los Carraos, o Parque el Higuerón e a Igreja de San Miguel de Arcángel. Também podem ser visitadas a Casa Cultural – Unión de Artesanos, Capilla Santa Rosalía, e as doçarias Miguelina e Menita.

A 4 de Setembro de cada ano é celebra a procissão da imagem de Santa Rosalía de Palermo. É um lugar interessante de visitar devido a que a localização estratégica na região centro-ocidental do país Venezuela propicia variados e contrastantes cenários naturais que vão desde as montanhas andinas do sudeste (municípios Morán, Jiménez e Andrés Eloy Blanco) até às áridas paisagens do centro norte (municípios Crespo, Urdaneta, Torres) e a depressão serrana do sudoeste (municípios Simón Planas e Palavecino). Todo isto faz com que as temperaturas sejam tão variáveis como os diferentes climas que nesta entidade coexistem.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here