O Estado de Monagas fica situado no Noroeste do país. É limitado a Norte como o Estado de Sucre, a Sul com Anzoátegui e Bolívar, a Este com Delta Amacuro e a Oeste com Anzoátegui. Faz parte dos chamados Llanos Orientales, que abarcam o Estado de Anzoátegui e as cidades de Maturín, Caripito e Punta de Mata, no extremo oriental do Estado de Monagas.
Algumas partes do seu território estão ligadas à Cordilheira Oriental e outra parte com o Delta del Orinoco.
Existem inúmeros rios de pouca profundidade que podem ser divididos em duas bacias principais. A primeira, que percorre de Norte a Sul, é conhecida como Cuenca del Río San Juan (Guarapiche, San Juan e Caripe); a segunda é conhecida como Cuenca del Río Orinoco, à qual pertencem os rios situados no extremo Sul do Estado (Orinoco, Morichal Largo, Uracoa, El Caño Guarguapo).
O percurso turístico pelo Estado de Monagas oferece uma grande quantidade de atractivos naturais e também a possibilidade de visitar diferentes patrimónios edificados, como a zona histórica da cidade de Maturín, a Capeal San Agustín, a Casa da Cultura, o Teatro Monterrey e a Galería Montiel.
O Parque Nacional El Guácharo ocupa parte dos Estados de Monagas e Sucre e alberga a caverna com o mesmo nome, lavrada de forma natural em rochas sedimentárias formadas há mais de 130 milhões de anos. Em 1949, foi decretada Monumento Natural e em 1975 tornou-se em Parque Nacional para garantir que se respeite o processo biológico e geológico da caverna, assim como a conservação da sua fauna e vegetação.
Ao longo do percurso até ao parque nacional, encontram-se vários sítios de interesse como Las Puertas de Miraflores, que são enormes paredes escarpadas de rocha vertical que se elevam a uns 250 metros de altura, e forma um enorme canhão. Também pode apreciar o Salto La Paila e o Museu Humboldt, escavado na rocha sedimentária da Cueva del Guácharo.
O reservatório de Mamo, situado sobre o Valle de Guarapiche na povoação de San Francisco, também se converteu num atractivo turístico para a zona. Aqui são organizadas actividades de passeios de barco, pesca artesanal, remo e outros, que atraem tanto locais como visitantes estrangeiros.