Planear em férias as compras para o próximo ano escolar

0
751

Raquel costuma descansar na época de férias escolares para desfrutar de uns dias de lazer junto com o marido e os filhos. Durante o ano escolar, as crianças trabalham muito, têm excelentes notas e sonham com essas duas semanas nas quais vão com os pais a um local que não conheçam. Raquel, fiel ao seu estilo de vida, organiza tudo com antecipação. Nesta época, planeia comprar os materiais escolares, o que lhe permite poupar dinheiro, tempo e angústias.

A planificação é uma ferramenta poderosa em todos os aspectos da vida das pessoas, no entanto, é pouco valorizada por quem vive para o curto prazo.

No campo das finanças pessoais, a planificação é o processo mediante o qual se tomam decisões no presente, considerando a situação actual, para alcançar objectivos no futuro. Um exemplo são os pais que preparam um orçamento de materiais e uniformes escolares e todos os anos fazem as compras com antecipação.

A falta de programação leva as pessoas a agir sem medir as consequências dos seus actos e, geralmente, quando se dão de conta dos erros cometidos, é muito tarde para emendar ou os custos são muito elevados. A ausência de organização impede a preparação para o amanhã. Lamentavelmente, há pais que, se bem que oferecem aos seus filhos umas férias espectaculares todos os anos, são capazes de esquecer a compra dos uniformes, o que os obriga a faltar aos primeiros dias de aulas.

Nas finanças pessoais, não planificar acarreta perda de dinheiro, fruto de compras de última hora ou realizadas de forma compulsiva. A senhora que se dá conta às 6 pm do dia anterior ao início das aulas que os uniformes que ficaram do ano passado não servem aos filhos, sai para comprar com urgência. Não tem tempo de rever preços, qualidade e variedade. Acaba por comprar o primeiro que encontra, ainda que isso afecte o orçamento familiar.

O exercício da planificação permite estabelecer prioridades e identificar os factores internos e externos que podem incidir na concretização dos objectivos. Uma mãe de crianças em idade escolar sabe que quanto mais cedo comprar os materiais escolares e uniformes, mais variedade de produtos e melhor relação qualidade/preço irá encontrar. Poderá fazer as compras agrupadas e para além disso, evitar o congestionamento provocado por quem deixa tudo para a última da hora.

Cada vez que os seus filhos terminam as aulas e antes de começar as férias, Raquel revê o que serve e o que não, separa o que pode trocar com outras mães que fazem esta tarefa cedo como ela, oferece outra parte, e prepara a lista do que lhe faz falta. Aproveita este momento para adquirir o que precisa e, antes de sair em passeio com a sua família, sabe que pode esquecer o tema do material escolar até ao próximo ano.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here