Plano Estratégico para as comunidades portuguesas entra em consulta pública no primeiro trimestre de 2023

0
40

Em entrevista ao programa Decisão Nacional, da RTP Internacional, o secretário de Estado das Comunidades considerou que apesar de existirem as políticas certas, é preciso criar uma estratégia para avaliar a dimensão económica e política das comunidades.

Paulo Cafôfo adiantou que o Observatório das Emigração está a elaborar um estudo comparativo sobre políticas públicas para as comunidades, seguindo-se depois a elaboração da estratégia que será colocada em consulta pública para que todos possam dar o seu parecer nos primeiros três meses do próximo ano.

Nesta entrevista Paulo Cafôfo mostrou-se ainda preocupado com o impacto da situação económica mundial nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e em particular com os casos da Venezuela e da África do Sul.

E por isso adiantou que no Orçamento do Estado para 2023 estão já identificadas como prioritárias as ajudas às comunidades nestes dois países.

Revelou ainda que o processo de candidatura das associações portuguesas vai ser simplificado para que mais associações possam concorrer e referiu que o programa financeiro de apoio aos órgãos de comunicação social portugueses na diáspora já está concluído para começar a produzir efeitos no próximo ano.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here