Portugal estreia-se com vitória sobre o Gana

0
14
epa10325557 Cristiano Ronaldo (C) of Portugal celebrates scoring the opening goal from the penalty spot during the FIFA World Cup 2022 group H soccer match between Portugal and Ghana at Stadium 947 in Doha, Qatar, 24 November 2022. EPA/Noushad Thekkayil

Em jogo relativo à 1.ª jornada da Grupo H do Mundial 2022, Portugal venceu o Gana por 3-2. Com o empate entre Uruguai e Coreia do Sul, lidera isolado o grupo. Cristiano Ronaldo, João Félix e Rafael Leão marcaram os golos.
Portugal entrou forte e a dominar a partida, mas sem conseguir criar claras oportunidades de golo. Dessa forma o intervalo chegou com 0-0, mas com a equipa das quinas a ter 62% de posse de bola. Cristiano Ronaldo, à passagem do minuto 65′, na conversão de uma grande penalidade, tornando-se o primeiro jogador a apontar golos em cinco mundiais. João Félix, aos 78′, e Rafael Leão, aos 80′, marcaram os restantes tentos lusos. No lado do Gana, os marcadores foram André Ayew, aos 73′, e Bukari, aos 89′.
Com o conforto dos dois golos de vantagem, Fernando Santos tirou de campo Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix, aos 88 minutos, mas o Gana marcou golo depois, por Bukari, o que deixou a equipa das quinas um pouco pressionada.
A compensação foi longa, 9 minutos, e no último segundo houve um susto enorme: Iñaki Williams ficou nas costas de Diogo Costa sem que o guarda-redes percebesse e quando este colocou a bola no relvado o ganês surgiu rápido a roubar-lhe o esférico. Mas aí os deuses estiveram com a equipa das quinas o o avançado africano escorregou e não conseguiu marcar o golo que seria do empate.
Mais susto, menos susto, Portugal venceu na estreia e lidera o Grupo H com 3 pontos e com possibilidade de garantir o apuramento se derrotar a Coreia do Sul na segunda jornada.

Onze de Portugal: Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Danilo Pereira, Raphaël Guerreiro, Rúben Neves (Rafael Leão, 77′), Otávio (William Carvalho, 56′), Bruno Fernandes, Bernardo Silva (João Palhinha, 88′), João Félix (João Mário, 88′) e Cristiano Ronaldo (Gonçalo Ramos, 88′).

Onze do Gana: Ati-Zigi, Seidu, Djiku, Amartey, Salisu (Semenyo, 90’+2), Baba, Partey, Samed (Kyereh, 90’+2), Kudus (Bukari, 77′), André Ayew (Jordan Ayew, 77′) e Iñaki Williams.

Grupo H – Classificação:
1.ª Portugal – 3 Pontos
2.º Coreia do Sul – 1
3.º Uruguai – 1
4.º Gana – 0

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here