Primeiro filme venezuelano em idioma warao chega aos cinemas

0
659

O primeiro filme venezuelano em idioma warao «Dauna, o que leva o rio» chegou às salas de cinema de todo o país, depois de sua estreia nacional em Caracas.

Esta produção, dirigida por Mario Crespo, é o primeiro longa-metragem interpretado por atores do povo warao do Delta del Orinoco e falado nessa língua ancestral, destaca o site do Ministério da Cultura.

Narra a história de uma mulher da etnia que enfrentou os costumes de sua cultura e aborda, por vários ângulos, assuntos referidos aos direitos das mulheres. Segundo sua protagonista, Yordana Medrano, a luta de Dauna é contra a opressão e abusos aos quais às vezes são submetidas as mulheres de sua cultura.Tanto a actriz principal como a maioria dos seus participantes são da etnia warao.

A produção correu a cargo do Centro Nacional Autónomo de Cinematografia com apoio do programa Ibermedia. Quase todo o filme foi rodado no Delta del Orinoco, onde vive a população warao, com ao menos 36 mil habitantes arraigados nessa região e seus arredores, há cerca de cinco mil anos.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here