Primeiro-Ministro elogia candidatura conjunta de Portugal, Espanha, Marrocos e Ucrânia ao Mundial de 2030

0
61

«Temos a ambição de, em conjunto com Espanha, Marrocos e Ucrânia, organizar o Mundial 2030, numa candidatura única, conjunta entre as duas margens do Mar Mediterrâneo, destinada a organizar o primeiro Mundial de futebol que une, pelo desporto e os seus melhores valores, dois continentes: Europa e África», afirmou o Primeiro-Ministro, António Costa, na abertura do 47.º Congresso da UEFA, em Lisboa.

António Costa lembrou a guerra na Europa, e os seus impactos no desporto e no futebol, destacando o papel que ambos podem assumir no regresso da paz: «O futebol e o desporto não são instrumentos de guerra, mas sim veículos de paz e de diálogo entre os povos. A história da humanidade está carregada de bons exemplos sobre como através do desporto – neste caso do futebol – se pode chegar à Paz, à tolerância e à compreensão do mundo», afirmou.

«O impacto dos eventos desportivos, o número de pessoas que assistem e as emoções que permitem vivenciar, fazem do desporto uma plataforma com um alcance e potencial único que não pode deixar de ser utilizado também com este objetivo», disse.

António Costa afirmou que Portugal é «um parceiro de referência da UEFA» e reiterou a vontade de continuar a trabalhar com a UEFA, lembrando a organização da fase final da Liga das Nações, a final a oito da Liga dos Campeões, em 2020, e a final da Champions em 2021, ambas em contexto de pandemia.

«Temos assim todas as condições para continuar a ser parceiros da UEFA, e também da FIFA, para a organização de eventos desportivos globais», disse ainda.

O Primeiro-Ministro anunciou a candidatura de Portugal à organização da final da Liga dos Campeões feminina de futebol em 2025, e enalteceu os feitos da seleção nacional feminina de futebol, que pela primeira vez se qualificou para uma fase final do Mundial.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here