Projeto GIRO confirma recuperação de 74% das visitas ao Cabo Girão

0
18

Já foram dados a conhecer os resultados de monitorização 2021 do Cabo Girão decorrentes da implementação do GIRO – Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão. Entre os 313 resultados analisados anualmente, registou-se uma recuperação na visitação de 74%, tendência verificada em todos os pontos de interesse em domínio marítimo ou terrestre.

Este ano, com um total de 24.593 visitantes por semana em época alta, destaque para a visita de 444 indivíduos na Paisagem Protegida (Fajãs do Cabo Girão), 19.186 visitantes nos miradouros do Rancho e Cabo Girão, 4.963 visitantes no Parque Natural Marinho distribuídos em 468 embarcações semana. Relativamente ao Recife Artificial – Corveta Afonso Cerqueira, este recebeu 161 mergulhadores semana em 16 embarcações destinadas ao mergulho.

Sobre estes números, o projeto diz que é possível racionar uma recuperação do setor do turismo no arquipélago, com o registo de uma média de 67 embarcações/dia e uma visitação 3.513 indivíduos/dia em toda a Área Protegida do Cabo Girão.

São os números mais elevados desde o início dos trabalhos Associação Insular Geografia (AIG) neste espaço, em 2014.

Pelos trabalhos de monitorização no terreno, o projeto observou uma procura deste espaço não só pela sua conhecida skywalk, mas também, pelo estatuto de proteção de Área Protegida.

Progressivamente, a mensagem de preservação GIRO está a conseguir os seus objetivos, uma visitação consciente dos valores naturais existentes neste espaço. Mas, há ainda um longo caminho a percorrer!” informou a Coordenadora do projeto, Ana Neves.

O presidente de direção AIG, Marco Teles diz que “a equipa da AIG manteve esforços para manter os seus planos de trabalho desde 2019, e que esta operação de monitorização 2021 contou com 11 elementos distribuídos por 4 pontos de análise no terreno, durante 7 dias, o qual correspondeu a 63 horas de observação.

«Embora num futuro próximo, este tipo de operação vá ser totalmente automatizada, o sistema de observação direta no terreno, quer em épocas altas quer baixas, é para ser mantido (embora alguns ajustes) para garantir um maior rigor dos dados apurados», refere.

O Relatório de Monitorização 2021, será publicado até ao final do ano e disponibilizado gratuitamente no site oficial da Área Protegida www.areaprotegidadocabogirao.pt. O GIRO – Projeto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão é um projeto financiado por fundos europeus, promovido pela Associação Insular de Geografia desde 2019, em parceria com o Câmara Municipal de Câmara de Lobos e Instituto de Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here