PS promoveu fórum sobre o papel da diáspora portuguesa na afirmação de Portugal pelo mundo

0
63

A agenda do Partido Socialista de Braga tem sido marcada por eventos ímpares de conversa e discussão sobre Portugal e sobre o futuro, num debate em que não poderia falta a diáspora portuguesa, os portugueses que vivem longe do país, mas que são verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo.

O Fórum ‘O Contributo da Diáspora para o Desenvolvimento Regional e o Programa Regressar’, no Auditório do Teatro Cinema de Fafe, contou com Augusto Santos Silva, cabeça-de-lista do PS pelo círculo eleitoral fora da Europa, Berta Nunes, dirigente nacional do PS, Paulo Pisco, deputado eleito pelo circulo eleitoral da Europa, Paulo Porto, deputado eleito pelo circulo eleitoral da Europa num debate moderado por Daniel Bastos, historiador e autor de diversas publicações sobre as comunidades portuguesas.

Nas diferentes intervenções, foi reconhecido o papel fundamental dos portugueses para a afirmação de Portugal no mundo e para o desenvolvimento regional. “Hoje saímos daqui com dados muito importantes: há mais exportações para os países onde temos mais portugueses, há mais fluxos de turismo dos países onde temos as grandes comunidades e há mais investimento em Portugal dos países onde temos maior número de portugueses”, afirmou Joaquim Barreto.

“Assumimos o compromisso de apoiar as iniciativas que no Parlamento valorizem as comunidades portuguesas e associamo-nos às iniciativas que, a partir dos municípios, como acontece com Fafe, pretendam reforçar a relação com os emigrantes. Servi os portugueses que vivem fora do país enquanto Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entre 2015 e 2019. Conheço o seu papel e reconheço a importância para Portugal, são embaixadores da portugalidade e da qualidade do trabalho e conhecimento portugueses. Mas se a vontade de algum português que vive longe for voltar, pode contar com o PS, tudo faremos para reforçar as condições de regresso dos que em Portugal queiram realizar as suas vidas.”, afirmou José Luís Carneiro.

Nesta sessão, presencial e online, participaram portugueses em França, Reino Unido, Venezuela, Estados Unidos, Alemanha, Andorra, Suíça, Luxemburgo e Brasil.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here