Quais são os riscos de utilizar o telefone celular por muitas horas?

O uso prolongado do smartphone pode provocar afetar a qualidade do sonho, os dedos e a cervical

0
887

Ommyra Moreno Suárez

Embora a utilidade dos telefones móveis seja indiscutível, é importante recordar que entre 1992e 1993 surgiram as primeiras preocupações no que se refere à saúde no que respeita ao uso de celulares. Naquele momento, os denunciantes responsabilizavam as empresas por terem desenvolvido tumores cerebrais e atribuíam a culpa completamente ao uso de telemóveis. A principal queixa era pelo facto de não terem recebido qualquer tipo de alerta relativamente aos perigos que estes dispositivos podem acarretar. Contudo, graças aos muitos estudos dedicados à investigação, ficamos a saber os principais perigos do uso de telemóveis.

Os especialistas na temática asseguram que que a quantidade de radiação emitida pelo telemóvel depende muito da distância que há entre o telemóvel e a torre encarregue de emitir os sinais. Sendo assim, quanto maior é a distância maior é o esforço do telemóvel para transmitir o sinal, o que se traduz numa maior radiação. Por último, a maior quantidade de radiação emitida por um telemóvel é quando estabelece a ligação e quando recebe a chamada. Por outro lado, há médicos que falam já em “wasapitis” para se referir à dor intensa que aparece nos polegares devido ao envio de mensagens em excesso. Este transtorno advém de uma inflamação do tendão que controla o movimento que flexiona os dedos. Neste sentido, a única solução é limitar a utilização do telemóvel, pois não existem medicamentos que minimizem as possíveis dores.

A postura também é um dos factores a ter em conta para reduzir lesões, pois as que cervicais estão desenhadas para suportar a carga da cabeça mas se as inclinamos 60 graus suportam um peso de 27 quilos, cinco vezes mais do que se a mantivermos erguida. Se esta postura persiste durante horas, os ombros ou o pescoço ficam sobrecarregados e com o tempo podem registar-se alterações irreversíveis na coluna, mais propiamente na cervical. Outro aspeto a tomar em conta é que se te apercebes que tens dificuldades respiratórias, é provável que seja por causa da postura que adotas quando escreves sentada com o tronco inclinado. Nesta posição, o tórax fica fechado e diminui-se a capacidade pulmonar, o que pode supor a origem de uma série de efeitos; o primeiro é a diminuição da qualidade do sono. Este, por sua vez, alimenta a ansiedade que jápor si propicia o abuso do uso do telemóvel…

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here