Quando começará o verão de 2016?

Estima-se que a temporada de verão se mantenha este ano com temperaturas mais normais

0
575

Ommyra Moreno Suárez

O verão começará oficialmente na próxima segunda-feira às 22h35, hora UTC, com o solstício de verão, fazendo com que o dia 20 de junho seja o dia mais comprido do ano, pelo menos no hemisfério norte. De uma forma geral, a data exacta do solstício de verão muda todos os anos, «mas há uma mudança maior quando se trata de um ano bissexto», explica Mark Hammergren, um astrónomo do Planetário Adler em Chicago.

No solstício de verão, o hemisfério norte recebe mais luz solar que qualquer outro dia do ano, mas isto não significa que o primeiro dia de verão seja o mais quente. A atmosfera e o oceano atuam como uma barreira para que o calor reabsorva os raios solares. Embora o planeta reabsorva muitos raios solares no solstício de verão, são necessárias muitas semanas para libertar essa energia. Como resultado, o dia mais quente do ano normalmente se dá nos meses de julho ou agosto. Outra crença popular errada, acrescenta Hammergreen, é que durante o verão e especialmente durante o solstício do verão, a terra está mais perto do sol que noutros momentos do ano. O que acontece na verdade é que a inclinação do eixo da terra tem mais influência nas estações do que a distância da terra quanto ao sol. «Durante o verão, do hemisfério norte, realmente estamos mais afastados do sol», explica.

O solstício de verão tem sido reconhecido e comemorado por muitas culturas em todo o mundo. Diz-se que os antigos Egípcios, por exemplo, construíram as Grandes Pirâmides para que o sol, visto da esfinge, se situasse exactamente entre duas das pirâmides no solstício de verão. Por seu lado, a cultura Inca comemorava o seu correspondente solstício de inverno com uma cerimónia denominada Inti Raymi, que incluía oferendas de comida e sacrifícios de animais e inclusive pessoas.

Recentemente, arqueólogos descobriram restos de um observatório astronómico numa cidade Maya em Guatemala, na qual os edifícios estavam desenhados de forma a se alimentarem com o sol durante os solstícios. Durante esses dias, a população da cidade se resguarda no observatório para controlar o seu rei aparecendo nos céus e quem sabe o mais famoso, o Stonehenge em UK, tem sido associado aos solstícios de verão e inverno durante mais de cinco mil anos.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here