Finanças pessoais instantâneas: «Quando precisas de uma apólice vida?»

0
873

Mariela reúne-se semestralmente com o seu assessor financeiros. Numa ocasião, contou-lhe acerca das reacções das pessoas quando referia acerca da importância de dispor de um plano financeiro para a gestão dos rendimentos. “Quando digo que tenho uma apólice de vida fazem-me várias perguntas e a mais recorrente é: Qual é o momento ideal para adquirir una apólice de vida?

Muitos pensam que uma apólice de vida é necessária apenas para os pais com filhos pequenos. Pensam que, ante a incerteza do que poderia acontecer com os pequenos no caso dos progenitores falecerem, poderiam garantir a sua segurança financeira de modo a que, pelo menos, mantivessem a mesma qualidade de vida que usufruem com os pais em vida. Neste caso, os pais responsáveis têm a certeza de que as suas crianças contarão com os recursos para cobrir as necessidades correntes e poderão receber formação para ser adultos e profissionais.

Também é uma via utilizada pelos chefes e família com filhos mais velhos que já possuem as suas próprias famílias. Aqui estamos perante pais aposentados que não querem depender dos filhos. Um deles, o que providencia os rendimentos do agregado familiar, deseja garantir que, na sua ausência, o cônjuge conte com rendimentos suficientes para desfrutar de uma velhice digna e sem sobressaltos financeiros.

Há também quem subscreva uma apólice de vida porque possui dívidas consideráveis – habitação, máquinas, equipamentos – e pretende com tal opção prevenir o futuro dos sues entes queridos no caso de falecer inesperadamente. Sonham com que os seus herdeiros recebam apenas activos como herança. A apólice de vida contribuiria com os recursos para pagar os compromissos contraídos, inclusivamente os impostos de sucessão.

Já os solteiros podem procurar uma apólice de vida com vantagens de poupança, o que será útil na terceira idade. Podem, além disso, utilizá-la como garantia de crédito. E se chegarem a sofrer de alguma doença terminal, teriam a alternativa de solicitar até 50% da cobertura para suportar os gastos que uma eventual doença deste tipo acarretaria.

Mariela está convencida de que uma apólice de vida faz falta nas distintas etapas da vida de qualquer pessoa. Agradece aos pais por lhe terem ensinado as virtudes desta ferramenta de planeamento financeiro. Graças a esta informação, contratou a sua primeira apólice de vida quando começou a trabalhar. E aproveitou a sua idade para conseguir uma boa cobertura com um prémio baixo.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here