Que devo beber se estou de dieta?

0
973

As dietas de emagrecimento não só podem ser afectadas por o que comes, como também por aquilo que bebes: as bebidas, começando pelas alcoólicas, são uma fonte importante de calorias. O álcool, de facto, é o segundo alimento que mais engorda, pois cada grama de álcool contribui umas sete calorias, quase tantas como a gordura pura.

Um gin-tonic contribui umas 350 calorias; um copo grande de cerveja, 100, e calcula-se que um bebedor médio de vinho (dois copos por dia) consuma 2.000 calorias extra por mês. O pior é que as do álcool são calorias vazias, sem nenhum valor nutricional. Além disso, o álcool que ingeres reduz a quantidade de gordura que o corpo queima para obter energia, porque o organismo não armazena o álcool e converte-te numa prioridade desfazer-se dele.

Outro problema com o álcool é que costumamos ingeri-lo com outros produtos hipercalóricos, como batatas fritas ou frutos secos. Por isso, se segues uma dieta de emagrecimento, afasta o álcool. Em troca, incorpora bebidas como as que se seguem:

Água: A água tem exactamente zero calorias. Qualquer dieta alimentar deveria incluir entre um litro e meio e dois litros de agua por dia. Além de te hidratar e contribuir para que o teu organismo realize diversos processos, a água ajudar-te-á a ter uma momentânea sensação de saciedade, que se multiplica quando se acompanha com fibra.

Infusões: são também muito recomendáveis nas dietas. Em primeiro lugar porque, como a água, hidratam sem contribuir com calorias, mas algumas delas podem ajudar a emagrecer, a limpar o organismo de toxinas e a estimular a produção de urina.

Café: As calorias no café são quase nulas: uma chávena de 200 ml apenas supõe 10 calorias. O problema é que em raras ocasiões se toma apenas uma. Se a tomas com leite, é melhor que este seja desnatada (100 ml dão 35 calorias, face às 45 da semi-desnatado e as 65 do completo).

Cerveja sem álcool: O contributo calórico da cerveja oscila entre as 45 calorias das tradicionais e as 17 calorias das variedades sem álcool. As pessoas que seguem uma dieta de emagrecimento podem consumir cerveja de forma muito moderada, o que se traduz numa cerveja por dia. E for sem álcool, ainda melhor.

Vinho: Muitos estudos proclamam os benefícios para a nossa saúde cardiovascular dos flavonóides contidos em algumas bebidas fermentadas, como a cerveja, o vinho ou a sidra. No entanto, como já sabes, o álcool é um fonte de calorias vazias.

Batidos: Como no caso dos sumos, descarta os batidos de origem industrial, que têm um elevado conteúdo de açúcares, e opta por faze-los em casa com leite desnatada. Morangos, maças, melões e framboesas são uma opção nutritiva e deliciosa.

Sumos: A água pode acalmar de forma momentânea a fome, mas o mais aconselhável para aplaca-la e não picar entre comidas é comer ao meio dia e a meio da tarde uma fruta ou um surtido de vegetais ou frutas, que saciem a fome e contribuam com nutrientes de qualidade.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here