Realizada com êxito nova permanência consular no Oriente

Noventa e uma pessoas participaram na iniciativa para a tramitação de passaportes e inscrição eleitoral em Barcelona.

0
811

No passado dia 9 de Outubro, sexta-feira, a sede do Consulado Honorário de Portugal em Barcelona realizou pela segunda vez este ano uma jornada consular na capital do Estado Anzoátegui, que começou pelas 8:00 am e terminou às 4:pm. A novidade nesta ocasião foi a inscrição dos portugueses que vivem no Oriente no registo eleitoral de Portugal para votar nas próximas eleições presidenciais, em Janeiro.

A jornada foi encabeçada pelo cônsul geral de Portugal em Caracas, Luiz de Alburqueque Veloso, pelo cônsul honorário de Barcelona, Rui Pereira, pelas funcionárias Lourdes Pereira, Kristy Petit e os conselheiros António de Freitas e Carlos de Freitas. Vale a pena destacar que foi a primeira vez que Carlos Freiras, recentemente eleito, acompanhou uma jornada consular fora de Caracas.

Freitas sublinhou a importância do direito ao voto para escolha dos governantes na República Portuguesa “para que eles nos tenham em conta como comunidade portuguesa que vive no estrangeiro” e convidou os lusitanos radicados na zona a exercer o direito ao voto nas eleições presidenciais em Janeiro de 2016.

O conselheiro António de Freitas enfatizou que nesta jornada, vários residentes no Estado Sucre, Monagas e no resto de Anzoátegui fizeram pela primeira vez, ou renovaram o seu passaporte português, incluindo os nascidos em Angola, Macau e Moçambique.

Por seu turno, o cônsul honorário de Portugal em Barcelona, Rui Pereira, destacou o interesse dos cidadãos lusos venezuelanos em não só renovar os seus passaportes mas também inscrever-se no registo eleitoral de Portugal. Nas eleições parlamentares celebradas em Outubro, uma grande quantidade de pessoas votou pelos deputados do círculo eleitoral fora da Europa, ao contrário de 2011, que só quatro pessoas votaram em Barcelona.

Na terça-feira, 13, o Consulado Geral de Portugal em Caracas, em conjunto com o Consulado Honorário de Margarita, o Consulado Honorário de Barcelona e os dois conselheiros das comunidades portuguesas, marcaram presença na Jornada Consular realizada no Centro Social Luso Venezuelano de Margarita, Estado Nueva Esparta.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here