Esta semana, fazemos um percurso pela cidade de Braga, uma das zonas mais históricas de Portugal, no Norte, e com cerca de 180 mil habitantes. É a terceira cidade pais populosa do país, atrás de Lisboa e do Porto. Apesar de haver vestígios de assentamentos celtas no lugar, a população alcança verdadeira importância com a ocupação romana.
Importante centro de comunicações, destaca-se pelo seu comércio e pelo turismo gerado pela zona histórica. A cidade conta ainda com a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade do Minho e uma dezena de museus, o que a torna num dos centros culturais mais importantes do país.
Actualmente, Braga é uma cidade moderna, com uma população jovem, com ruas ocupadas com o comércio e indústria, que rodeiam um movimentado e atractivo centro histórico, repleto de ruas empedradas, nas quais se conservam monumentos com diferentes estilos arquitectónicos como o românico, o gótico, o manuelino e o barroco.
Os principais pontos de interesse turístico de Braga são: O Bom Jesus do Monte e o Elevador do Bom Jesus de Braga; A Catedral de Braga; O Santuário do Sameiro; O Castelo de Dona Chica; Capela de São Frutuoso de Montélios; Mosteiro de Tibães; Museu de Arte Sacra; Museu do Palácio de Biscainhos e Museu de Dom Diogo de Sousa.
Outras visitas obrigatórias ao visitar Braga são as igrejas da Misericórdia, Pópulo e Nossa Senhora Branca; passear pela Rua do Souto, uma das principais ruas comerciais de Braga; ou comprar peças na Feira de Artesanato, situada junto ao coreto dos jardins da Avenida Central.