Se está à procura de um lugar para se libertar do stress das grandes cidades, o Parque Natural da Arrábida é uma excelente opção. Situado junto ao mar, entre Setúbal e Sesimbra, este parque ressalta entre os paisagens lusitanos devido à sua beleza incomparável, onde se misturam o azul do mar e o verde do denso manto vegetal que cobre as suas montanhas.
Trata-se de uma reserva biogenética com assombrosos paisagens; una reserva cheia de contrastes e um exemplo prefeito do ‘maquis’ mediterrânico, cuja preservação converteu a Arrábida numa preciosidade científica internacional. O acesso a algumas áreas é unicamente possível efectuar-se acompanhado de um guia, devido a algumas medidas de segurança implementadas que visam a preservação deste património inestimável.
Trata-se de um lugar onde se pode desfrutar das mais variadas praias que se originam devido ao encontro entre a serra e o mar; espaços com areia fina e águas transparentes, tais como a da Figueirinha, Galapos e Portinho da Arrábida. Próximo desta última encontra-se o Museu Oceanográfico, instalado no Forte de Nossa Senhora da Arrábida, frente ao qual se situa a Pedra da Anixa, uma ilhota que constitui uma reserva zoológica devido à sua vegetação subaquática.
Além da Serra da Arrábida, o Parque possui outras elevações tais como a Serra do Risco: o ponto mais alto da costa continental portuguesa com 380 metros de altura e uma inesquecível vista panorâmica sobre o Oceano Atlântico.
Finalmente, mas não menos importante, não pode deixar de visitar o Convento dos frades franciscanos e desfrutar da rota dos Vinhos da Costa Azul, que o levará à vila de Azeitão onde poderá provar uns deliciosos queijos.