Reciclar garrafas por bilhetes de metro

0
657

Ainda que o preço médio de bilhete de metro em todo o mundo seja de cerca de 2 dólares, em Pequim encontraram uma forma de incentivar a reciclagem para andar neste tão utilizado meio de transporte.

Desde 2012 que se pode viajar pagando com garrafas de plástico vazias, pelo que foram activadas cerca de 100 máquinas, nas quais os passageiros podem depositar as embalagens de tereftalato de polietileno (PET) para reciclagem, e em troca recebem crédito nos seus bilhetes para transporte público, segundo o tamanho da garrafa que tenham depositado.

Obviamente não basta introduzir uma só garrafa, já que um bilhete simples custa 25 yuanes, e os passageiros que decidem utilizar esta modalidade recebem entre 5 e 10 cêntimos de yuan, dependendo da garrafa que introduzem na máquina.

Estas máquinas de última geração dispõem de sensores que identificam o tamanho e qualidade da embalagem e classifica-as segundo diversas categorias, creditando os cartões de transporte público, ou também para adquirir tempo de chamada para os telefones móveis afiliados.

Com esta iniciativa, conseguiu-se melhorar os processos de reciclagem na capital chinesa, onde a máquina chamou a atenção de muitos, mas especialmente das crianças, que se entusiasmam com o processo de interacção com o avançado equipamento, que foi seleccionado e gerido pelo governo de Pequim e pela empresa de reciclagem Incom.

Estas máquinas, que são comparadas na sua utilização com uma caixa multibanco ou uma máquina dispensadora de refrescos, esmagam as garrafas até que as reduzem a um terço do seu tamanho original, e depois classificam-nas segundo o seu tipo e cor num processo que dura apenas uns 20 segundos, que é o tempo que o utente deve esperar antes de cobrar.

Com este método, conseguiram processar 50 mil toneladas de garrafas de PET por ano, o que representa um importante número para a indústria de reciclagem, muito mais se tivermos em conta que o metro de Pequim é o serviço de ferrovia urbano mais extenso do mundo, com mais de 442 quilómetros de percurso nas suas 17 linhas, nas quais se alinham 232 estações pelas quais passam 8,5 milhões de pessoas por dia. Assim, vale a pena esperar que se torne um eficaz agente de promoção da reciclagem.

As autoridades esperam estender este sistema por toda a cidade com uma rede de 3 mil máquinas, em autocarros e centros comerciais. Oxalá este tipo de iniciativas se estenda por todo o Planeta.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here