Recomendações para fortalecer a concentração

Estas práticas podem ser adoptadas durante o dia, em casa ou no escritório.

0
774

Ommyra Moreno Suárez

A respiração é essencial, mas poucos estão conscientes da sua respiração. Sente-se com as costas direitas e inspire pelo nariz. Sinta como o ar entra e sai do seu organismo e relaxe com cada inalação.

Andar descalço parece ser algo insignificante mas pode fazer uma grande diferença, sobretudo se andar descalço sobre relva ou terra. Caminhe devagar, dando atenção em como apoia o pé e como o movimento se vai deslocando de uma parte da planta do pé para a outra.

O «scan do corpo» é um exercício ideal para aprender a focar a atenção, para melhorar a percepção e aumentar a conexão com o próprio corpo. Tente concentrar-se no dedo mais pequeno do pé e percorra parte por parte com absoluta serenidade.

Tomar banho com todos os sentidos. É bom não pensar nem no passado nem no futuro. Desfrute desse momento, escute a água a cair  e observe como se sente em cada parte do corpo.

Geralmente bebemos um café ou um chá no trabalho enquanto continuamos a escrever, a rever o e-mail ou a resolver outros assuntos. Pare e fique consciente desse momento, do sabor que percebe, da forma e textura da chávena, assim como do calor que dela provém.

Controle os seus pensamentos. Se frequentemente se distrai e acaba a pensar noutra coisa, utilize uma frase ‘re-orientadora’. Dizer a si próprio palavras como ‘concentra-te’ ou ‘regressa ao estudo’ ajudá-lo-ão a desorganizar o pensamento e voltar a centrar-se no que está a fazer.

Hierarquize as tarefas. Dê prioridade às actividades mais importantes que deve realizar. Se lhe custa lembrar-se de algumas coisas,  use o seu telefone ou bloco de notas para anotar cada reunião, cada tarefa por fazer.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here