Região «tem sistema educativo do que melhor se faz a nível mundial»

0
61

Teresa Dâmaso, diretora da Microsoft Portugal para a Educação desafiou hoje, na escola da APEL, a Madeira a ser um exemplo ao nível do uso das tecnologias.

Considerando que a Madeira tem sido um exemplo de qualidade na educação, Teresa Dâmaso destacou os projetos que envolvem a comunidade educativa, as famílias, as empresas e as instituições locais. Disse ainda que um exemplo que bem espelha esta situação é a escola básica do Estreito, uma referência como integra a tecnologia no currículo. A Microsoft tem como missão empoderar cada pessoa no planeta para alcançar mais, conforme disse, afirmando que a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para transmitir às pessoas como partilhamos e como aprendemos.

Já o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, presente na iniciativa, disse que as escolas da Madeira reúnem todas as condições para o desenvolvimento ao nível digital. Jorge Carvalho defendeu a importância de a Região se manter atualizada ao nível da Educação. “Saindo da componente mais física e estrutural instaladas nas escolas, cabe agora à comunidade educativa, esse empenho, esse envolvimento”, considerou o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia. “É através dessas ferramentas que vamos preparando as novas gerações para aquilo que há de melhor”, adiantou ainda Jorge Carvalho. Dado um passo muito significativo que foi o de preparar as escolas para o contexto digital, o Governo está no novo desafio de capacitar a comunidade educativa para “atingirmos novos patamares”.

Jorge Carvalho diz que o horizonte é ter uma Região ‘show-case’.

Admitindo que, como sempre, há velhos do Restelo, há quem tenha dúvidas, há quem fique à espera que outros deem o primeiro passo, o secretário realçou que a Madeira não tem tido medo de estar na linha da frente. “Isso, para uma região descontinuada, ultraperiférica, é muito importante!”, disse. Adiantou ainda que a Região pode orgulhar-se de ter um sistema educativo em que os professores participam nos melhores projetos que se fazem a nível mundial.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here