O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, recebeu a representante da Cáritas da Venezuela, a irmã Maria José Gonzalez, para uma audiência, na Quinta Vigia, onde foram abordados assuntos relativos à comunidade madeirense residente na Venezuela, no contexto da actual crise económica e social naquele país. A audiência contou ainda com as presenças do presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, e da Cáritas Diocesana do Funchal, José Barbeito.
“Com o intuito de testemunhar sobre a crise económica e social vivida na Venezuela, bem como tomar conhecimento das dificuldades sentidas pelos migrantes residentes em Portugal”, a Cáritas Portuguesa recebeu de 3 a 12 de Setembro a visita da representante da Cáritas da Venezuelana.
De referir que, na passada segunda-feira, a irmã Maria José Gonzalez foi recebida na Presidência da República e pela Secretaria de Estado das Comunidades do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa.
Na Madeira, a irmã reuniu-se com o Director Regional das Comunidades Madeirenses e Migrações, Sancho Gomes, conjuntamente com os órgãos da Cáritas Diocesana do Funchal e o Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo. Também teve lugar encontro na sede da Cáritas Diocesana do Funchal, com o intuito de ilustrar os apoios prestados pela instituição a esta comunidade, contando com os depoimentos do Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo e da presidente da associação VENECOM.
No domingo a irmã foi acolhida na Igreja de S. Martinho pelo Pe. Marcos Gonçalves, em representação doBispo D. António Carrilho, seguindo-se a celebração de Eucaristia, cantada pelo grupo de venezuelanos ‘tradiciones’.