Reunião dos Conselheiros das Comunidades Portuguesas em São Paulo

Durante o encontro, representantes da Venezuela falaram sobre a situação atual e as problemáticas que afetam a comunidade luso-venezuelana

0
1098

Ommyra Moreno Suárez

De 31 de março a 1 de abril, o Centro Cultural Portugués da cidade de Santos, São Paulo, Brasil, recebeu o Conselho Regional do ano de 2017, onde participaram os conselheiros das Comunidades Portuguesas na Venezuela, Fátima De Pontes, Milú de Almeida, António de Freitas, Fernando Topa e Leonel Moniz da Silva. No local, também estiveram presentes os conselheiros provenientes de Argentina, Uruguay e Brasil.

Durante o encontro, os representantes da Venezuela reuniram-se de porta fechada com o secretário de Estado, José Luís Carneiro, e o Ministro de Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, para conversar sobre a situação atual e as problemáticas que afetam a comunidade luso-venezuelana. «Os portugueses estão a sofrer a dobrar: como padeiros e como venezuelanos (…) temos a esperança de que este seja um momento esporádico. Isto não é tsunami, é um momento mau», disse o conselheiro António de Freitas, que emigrou há 42 anos para a Venezuela e atualmente é um dos conselheiros do país.

No conselho, foi reeleito como presidente o conselheiro António Davide Santos da Graça, eleito por Porto Alegre, Brasil, e como secretário da Direção Regional, o conselheiro Luís Paulo Figueiredo Pina, eleito por Belém, Brasil. Importa recordar que o Conselho das Comunidades Portuguesas é um órgão consultivo do Governo português e os seus membros são eleitos pelos portugueses emigrantes por um período de quatro anos.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here