Sugestões de presentes sustentáveis e amigos do ambiente

0
17

Embora a troca de presentes na época natalícia seja uma tradição antiga, muitos dos presentes que oferecemos contribuem para o grande desperdício gerado no período festivo. Então, como encontrar presentes que sejam atenciosos e pessoais, e ao mesmo tempo que sejam bons para o ambiente?

Ofereça uma experiência inesquecível sem custo para o planeta. Uma experiência é o presente perfeito, mas certifique-se de que não é uma experiência que tenha um impacto ambiental negativo. Procure a zona rural mais próxima e ofereça caminhadas guiadas para a observação de aves, para a procura de fontes naturais nas florestas ou até para a observação das estrelas. Pode também optar por experiência em recintos fechados, como bilhetes para museus, galerias de arte, cinemas ou até mesmo vouchers para um spa local, um retiro, aulas de jardinagem ou para um jantar num restaurante que sirva pratos sazonais de origem local.

Não coloque uma árvore na sala: plante uma no exterior em vez disso. Ajudar uma nova floresta a crescer: que oferecer precisamente isso? Se gosta da ideia, faça um donativo a uma associação de plantação de árvores em seu nome – é um presente que durará mais do que uma vida! Além disso, dará tanto a si como ao destinatário o «brilho verde», a boa sensação de conseguir algo que valha a pena para o planeta. Pesquise previamente a associação para garantir que respeita o ambiente local. As árvores capturam o excesso de carbono no ar, pelo que as florestas são purificadoras naturais do ar e da água – para além de serem o lar de 60% das plantas e animais do mundo.

Foco nos presentes em segunda mão: Reutilizar o que já temos é crucial para abrandar o consumismo festivo. Sabia que a cadeia de abastecimento têxtil da UE é o quinto maior contribuinte para as emissões de gases com efeito de estufa, depois da habitação, do lixo doméstico, dos transportes e da alimentação? Se uma peça de vestuário for utilizada pelo dobro do tempo antes de ser deitada fora, mais de 40% dessas emissões podem ser evitadas. E isto também se aplica a muitos outros produtos – quanto mais reutilizarmos materiais, mais podemos ajudar a combater as alterações climáticas! Por isso, este ano, tente presentes em segunda mão. Evitará a pegada de carbono do fabrico e transporte de um novo artigo, e poupará matérias-primas preciosas como madeira, papel, metais e petróleo

Dê uma nova vida a artigos gastos ou danificados: Mas e se um item estiver partido e não puder ser reutilizado? Ainda pode dar uma nova vida a algo gasto e danificado. Se tiver olho para a costura, procure roupa e tecidos em segunda mão que poderá reutilizar para fazer capas de almofada, cobertores ou peças de vestuário únicas e pessoais. Ou considere oferecer o seu talento como presente, sob a forma de um voucher/cupão para arranjar o artigo de roupa preferido do seu amigo. Mais uma vez, também funciona para outros produtos – pode oferecer-se para pagar a reparação ou manutenção do telefone, portátil ou bicicleta do seu amigo, ou prometer repará-lo você mesmo, se tiver as competências necessárias!

Dar o dom da ação através de uma promessa do Pacto Climático: Adicione algo extra especial ao seu presente – faça um Compromisso de Pacto Climático para agir pelo nosso planeta juntamente com o destinatário do seu presente. Por exemplo, pode comprometer-se a viajar para o trabalho de bicicleta com o seu amigo e oferecer-lhe uma subscrição ao serviço de bicicletas da cidade; ou oferecer um passeio a um restaurante vegetariano em linha com o compromisso de comer mais à base de plantas. Poderia oferecer-lhes um livro de culinária dedicado à culinária do desperdício 0, e ambos se comprometeriam a cortar os resíduos alimentares.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here