Um ano com muitas iniciativas do CORREIO

Jornal da comunidade portuguesa teve grande participação em diferentes festividades e eventos realizados ao longo de todo o ano

0
694

Fátima Palmeri Portela

Stephanie Fajardo

Durante o ano de 2016, o CORREIO da Venezuela desenvolveu muitas iniciativas em prol da Portugalidade. Uma delas foi a Mostra Cultural “Portugal en Venezuela”, que contou com mais de cinco mil participantes e que se realizou entre os dias 26 e 29 de maio, sendo promovida pela Embaixada de Portugal, o Centro de Arte PDVSA La Estancia e o CORREIO da Venezuela, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O evento contou com uma mostra gastronómica variada e um harmonioso encerramento sinfónico.

Outra das atividades desenvolvidas pelo CORREIO foi o “Dia do Sócio”, promovido pela Junta Diretiva da Associação Civil Centro Português, no domingo 3 de abril, onde o CORREIO marcou presença nesta iniciativa com um stand onde ofereceu informações sobre diversas plataformas digitais postas à disposição dos seus leitores. Ainda, possibilitou-se a inscrição gratuita à “Newsletter” por um ano e se ofereceram chapéus tradicionais madeirenses a quem acompanhasse o meio de comunicação pelas redes sociais.

O CORREIO fez também parte do III Encontro de Professores de Língua Portuguesa na Venezuela, este ano sob o tema “Novos desafios e novas oportunidades”, realizado no dia 1 de outubro. A iniciativa teve lugar nas instalações do Colegio San Agustín-El Paraíso, na zona oeste de Caracas. A iniciativa reúniu todos os anos docentes da língua lusa provenientes de vários institutos ao nível nacional e contou com a participação especial do professor José Pascoal, coordenador das provas Caple e autor de vários manuais para o ensino da língua portuguesa.

O CORREIO promoveu, ainda, o Intercolegial de Gaitas no Centro Portugués 2016, no dia 13 de dezembro, animado pelo jornalista, locutor e animador Sergio Ferreira, acompanhado pelo youtuber “El Portu”. Uma iniciativa que contou com um público abrangente (mais de 3.500 pessoas), na sua maioria jovens, que apreciou as atuações dos grupos de gaitas de doze colégios de Caracas, assim como a apresentação especial dos consagrados cantores Corina Smith e Omar Koonze, para além de um After Party com seis DJ de alta categoria.

Ainda, no âmbito da comemoração do 17º aniversário do jornal, no Salão Nobre do Centro Portugués, localizado em Macaracuay, na cidade de Caracas, teve lugar um mega evento que reuniu centenas de amigos e leitores que fizeram a festa, utilizando o típico chapéu de palha madeirense. Por motivo do aniversário, foi impressa uma edição especial que serviu para publicar uma espécie de diretório de todas as comunidades, associações e instituições relacionadas com a comunidade lusa na Venezuela.

Por outro lado, o CORREIO, no âmbito das comemorações do Dia da Madeira, o Europeu de Futebol 2016 e o Dia da Mãe, empenhou-se para conseguir organizar uma série de iniciativas específicas, nas quais os interessados puderam participar através das redes sociais.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here