Uma associação para todos

0
806

Há alguns meses, assumi a grande responsabilidade de presidir a Associação de Lusodescendentes da Venezuela, mais conhecida na nossa comunidade como ASOLUDEVEN. Hoje mais do que nunca esta associação tem um compromisso com toda a nossa comunidade e os seus membros, pelo que esperamos aproximar-nos de cada esquina da nossa querida Venezuela, para conhecer as suas problemáticas, necessidades e iniciativas.

A nossa luso-descendência tem as suas origens na imigração portuguesa que se iniciou na época do vice-reinado e somos a segunda comunidade portuguesa mais numerosa na América Latina depois do Brasil. Foi uma migração gradual e não se apresentou massivamente. Contudo, esta tem-se mantido até os dias de hoje. Antigamente, vinham na qualidade de marinheiros ao longo da costa do Caribe e depois entraram na selva e na savana pela rota do atlântico, continuando o curso do Rio Amazonas.

A maior parte dos portugueses a residir na Venezuela reside em Caracas, Miranda, Valencia, Maracay, Maracaibo, Ciudad Guayana e Acarigua. Contudo, é importante esclarecer que a nossa presença se expande por todos os recantos da Veenzuela. De facto, a comunidade portuguesa da Venezuela está entre maiores grupos étnicos no país, o que nos permite afirmar que cerca de 5% da população é lusa ou lusodescendente.

A Venezuela tem a segunda diáspora portuguesa na América Latina e a terceira nas Américas. Existe muito interesse num grande segmento de portugueses a residir na Venezuela que pretendem preservar a cultura e o vínculo familiar com Portugal. Nós temos sido uma colónia importante no desenvolvimento deste país: de facto, a nossa comunidade está perfeitamente integrada na sociedade venezuelana. Como é de supor, a nossa descendência já ocupa cargos de gestão industrial, institucional e políticos, sem deixar de fora âmbitos como a cultura e a beleza. Não seria estranho que nalgum momento pudéssemos ser dirigidos por um Presidente da República com raízes lusas.

Quanto a mim, não duvido que Portugal tem muita visibilidade na Venezuela devido à grande comunidade de portugueses e lusodescendentes que vivem no país. Atualmente, considero que há a necessidade de mudar a imagem mais tradicional de há 50 anos e da qual estamos orgulhosos, pelo que cada vez nós, os lusodescendentes, nos integramos a estes movimentos institucionais para fortalecer ainda mais o associativismo.

O associativismo é uma capacidade social dos indivíduos de somar esforços e partilhar ideiais através da associação de pessoas, para dar respostas coletivas a determinadas necessidades ou problemas dos indivíduos. Entendendo que nós humanos somos seres sociais a ao mesmo tempo seletivos, existe uma necessidade inata de nos associarmos. A participação surge do comum acordo, onde um grupo humano, concordando com as vontades que o compõem, considera ter interesses semelhantes e um mesmo objetivo a concretizar.

Uma associação é uma entidade constituída por um conjunto de associados ou sócios para a persecução de um fim de forma estável, sem fins lucrativos e com uma gestão democrática para poder perseguir os fins que estão plasmados nos estatutos. ASOLUDEVEN nasce dessa necessidade, com o firme objetivo de realçar os valores da nossa gente: o trabalho em equipa, a honestidade, a participação, a identificação e o resgate de tradições em jovens que vivem muito longe da terra que viu nascer os seus pais e avós.

Hoje, no seio da associação, são muitas as ideias e os projetos que queremos formalizar, mas estamos convencidos de que, para as tornar possíveis, precisamos do apoio da comunidade. Da mesma forma, acreditamos ser indispensável uma aproximação entre todas as associações que, com muito esforço, temos as mesmas intenções: destacar o orgulho pelas nossas raízes. A união de esforços nestes momentos tão difíceis aliviam a carga para conseguir objetivos comuns e continuar com o crescimento.

Com muito orgulho, posso também dizer que atualmente a ASOLUDEVEN conta com uma equipa profissional com um amplo trajeto associativo na nossa comunidade, que tem a melhor disposição para unir, integrar e trabalhar em prol de projetos que nos tornem grandes. Aproveito este momento para agradecer-lhes por ter aceite este novo desafio; um reto que no final do percurso estarei grato por ter percorrido. Estou convencido de que juntos vamos deixar um caminho traçado para futuros dirigentes: os jovens são o futuro da nossa comunidade e do nosso país.

Estaremos atentos para apoiar toda a atividade cultural, social e desportiva ao nível nacional. Esperamos contar com o apoio de todos e, desde já, esperamos que contem com a nossa associação, a ASOLUDEVEN. Temos sempre muito orgulho do que é nosso. Viva a Portugalidade!

 José Alberto de Viveiros

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here