Uma bateria ideal para todos

0
753

Dispor de uma bateria eléctrica eficiente, barata, leve e de longa vida é uma condição indispensável para um melhor aproveitamento das energias renováveis e a implantação de soluções tecnológicas benéficas para o meio ambiente como os veículos eléctricos, que se converteram numa das principais bandeiras da indústria ecológica.

E ainda que tenham havido avanços notáveis, ficou sempre esse vazio pendente para concretizar a ideia do que realmente se quer fazer, e é aqui que entram umas baterias caseiras que prometem tornar realidade o sonho da auto-suficiência energética.

Isto aconteceu na Universidade de Cambridge, num trabalho apresentado por uma equipa de investigadores que têm como desafio apresentar este produto ao mercado mundial antes de passar uma década, de maneira que os resultados sejam realmente mensuráveis no que diz respeito à sustentabilidade e meio ambiente.

Esta bateria de litio-oxigénio tem uma elevada densidade de energia e pode recarregar mais de duas mil vezes, mas para além disso, supõe uma alternativa definitiva para tornar viáveis os veículos eléctricos de grande autonomia, com resultados estimados até dez vezes superiores ao que se consegue agora com outros acumuladores de iões de lítio.

A alta densidade de energia de elementos de litio-oxigénio poderá facilitar a construção de automóveis eléctricos com o mesmo peso que os actuais veículos de gasolina e baterias que garantam uma autonomia de mais de 600 quilómetros com uma carga.

Dispor de baterias mais eficientes, baratas e ligeiras não só ajudaria a ter veículos com mais duração de carga eléctrica mas também melhores carros eléctricos e melhor ainda o armazenamento massivo de electricidade. Com baterias super eficientes, seria muito mais fácil que as energias renováveis como a solar ou a eléctrica se convertessem nas fontes principais de fornecimento energético de todo o planeta.

Esperemos que isto se torne uma realidade e que não se fique apenas pelo projecto. Pense Verde!

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here