O Santuário de Nossa Senhora de Fátima fica localizado na Cova da Iria, em Fátima, Portugal, e não é apenas uma referência obrigatória quando se fala da devoção, é-o também para todos os santuários marianos a nível mundial. Ali se ergue a esperança de muitos fiéis que desejam um templo assim, em honra à Virgem, nos seus países de origem.
É esse sonho que está a ser tornado realidade na Venezuela, e um dos casos ocorre em Guatire, Estado de Miranda, onde se ergue o Santuário Nossa Senhora de Fátima, cuja ideia nasceu há muitos anos, mas foi apenas há quatro que o projecto ganhou forma e a construção teve início. Actualmente, a estrutura principal já está completa, exibindo uma peça relativa à Santa doada por Portugal, em 1976, e os espaços do Santuário acolhem actividades recreativas para incentivar a colaboração da população e recolher fundos para a construção.
Desde a primeira pedra colocada pelo bispo Gustavo García Naranjo, já estiveram no Santuário muitos convidados conhecidos, como o Núncio Apostólico na Venezuela, monsenhor Pietro Parolín, bem como embaixadores e cônsules. No entanto, “não importa o título das pessoas, o fundamental é a fé no Santuário, e por isso digo que os mais importantes a pisar essa construção foram pessoas simples, do povo, cada crente que pede à Virgem, cada humilde colaborador”, afirma António de Freitas.
O segundo Santuário que está a ser construído na Venezuela fica nos Altos Mirandinos, que nasceu quando o padre José António da Conceição foi, em 2006, a uma missa na Basílica de Fátima, onde pediu à Virgem a construção de uma casa para ela na Venezuela.
Em 2008, conseguiu a constituição legal da Associação Amigos de Nossa Senhora de Fátima nos Altos Mirandinos, e a meio do ano foi assinada a doação dos 7 mil metros quadrados de terreno em Llano Alto, por parte de uma família venezuelana com muitos anos de devoção à Virgem, depois de belo milagre concedido.
Pouco tempo depois, celebrava-se a missa para pedir a bênção do terreno e a colocação da primeira pedra, com a presença do padre Conceição, monsenhor Giacinto Berloco, monsenhor Freddy Fuenmayor, bispo de Los Teques, monsenhor Raúl Bacallao, vigário geral da diocese de Los Teques, monsenhor Francisco Monterrey, ecónomo emérito da arquidiocese de Caracas, padre José Gregório Garcia, pároco de San Antonio de Padua nos Altos Mirandinos, padre Alexandre Mendonça, capelão da Missão Católica Portuguesa, entre outros representantes da Igreja. “Hoje, a construção está bastante avançada”, comenta o padre Conceição, e diz sentir-se “orgulhoso disso porque representa o esforço de todos.”
[quote_box_left]
A fé é essencial para um Santuário e disso não há dúvidas. Ainda assim, as contribuições permitem continuar a construção dos templos, e por isso, quem quiser contribuir ou obter mais informações, tem os seguintes números de telefone à disposição:
Santuário de Guatire: 0212-3476990
Santuário de Carrizal: 0212-3815413
[/quote_box_left]