Valle de la Pascua acolheu primeira jornada consular

Foram muitos os portugueses que aproveitaram a ocasião para efectuar o registo eleitoral.

0
777

A capital do município Leonardo Infante, situado no Estado de Guárico, região llanera da Venezuela, foi a primeira localidade na agenda da digressão do Consulado Geral de Portugal em Caracas na realização de jornadas especiais para tramitação de passaportes, que decorreu nos Estados de Guárico, Anzoátegui, Monagas e Delta Amacuro.

A jornada, que aconteceu no passado dia 25 de Maio, foi encabeçada pelo cônsul geral de Portugal em Caracas, Luiz de Alburqueque Veloso, pelo cônsul honorário de Portugal em Barcelona, Rui Pereira, pelo conselheiro das Comunidades Portuguesas António de Freitas e pelas funcionárias Lourdes Pereira e Kristy Petit. A jornada decorreu no hotel El Triunfo, na cidade de Valle de la Pascua, que abriu as portas das 10:00 am às 4:00 pm, e onde foram atendidos 73 portugueses e luso-descendentes que vivem no Estado de Guárico. Antes, as jornadas consulares realizaram-se em San Juan de los Morros e Calabozo.

O conselheiro das Comunidades Portuguesas comentou que foi a primeira vez que visitou a localidade de Valle de la Pascua, e mostrou-se muito impressionado pelo interesse da comunidade portuguesa da zona em ter a nacionalidade portuguesa. Segundo António de Freitas, apesar de ser pequena, a comunidade mostra-se muito unida e comunicativa.

Também ressaltou que a jornada serviu para que os portugueses se registassem no registo eleitoral a fim de poderem votar nas eleições do conselho das comunidades, nas parlamentares e nas presidências, actos que se avizinham.

Por seu turno, o cônsul, Luiz de Alburqueque Veloso, gostou da receptividade da comunidade portuguesa no Estado de Guárico, onde espera voltar a deslocar-se para a realização de eventos e jornadas consulares, a fim de estreitar os laços entre Portugal e Venezuela nesta parte da região llanera do país.

barcelona 2170 pessoas foram atendidas em Barcelona

No dia 26 de Maio, a sede do Consulado Honorário de Portugal em Barcelona voltou a acolher uma jornada consular para tramitação de passaportes da União Europeia. A capital do Estado de Anzoátegui fez parte da digressão oriental do Consulado Geral de Portugal em Caracas a fim de incentivar os portugueses a registar-se no registo eleitoral e a tratar de questões ligadas a documentos como os passaportes.

A grande novidade desta jornada é que em cinco anos de existência do consulado honorário de Portugal em Barcelona, foi nesta ocasião que se registou a maior quantidade de pessoas a participar. Das 8:00 am às 5:00 pm marcaram presença 170 portugueses e luso-descendentes, o maior número em cinco anos a tratar de documentação numa jornada consular nesta entidade federal.

O cônsul honorário de Portugal em Barcelona, Rui Pereira, ressaltou o grande êxito desta jornada, “pela quantidade de portugueses e luso-descendentes que se deslocaram às nossas instalações, pelo interesse em ter a nacionalidade portuguesa, de fazer o registo eleitoral e por último de tratar dos passaportes. Uma jornada que para além disso contribui para a poupança de quem vive nestes lados, que antes iam a Caracas para o atendimento.”

O conselheiro das comunidades portuguesas, António de Freitas, enfatizou a qualidade da organização, que contribuiu para o êxito desta jornada, pelo trabalho em conjunto do Consulado Geral de Portugal em Caracas, Consulado Honorário de Portugal em Barcelona, Conselho das Comunidades e sobretudo da comunidade portuguesa que vive no Estado de Anzoátegui.

“Esperamos continuar a trabalhar para a influência do crescimento da comunidade portuguesa e é importante que os conselheiros continuem a participar neste tipo de eventos, para continuar a facilitar informação aos lusitanos que vivem na região oriental do país”, sublinhou Freitas.

Os dois consulados terminaram a digressão a 27 e 28 de Maio, em Maturín e Tucupita, respectivamente. A próxima jornada consular na cidade de Barcelona realiza-se no último trimestre deste ano.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here