Venezuela foi eleita por unanimidade para a presidência da Associação dos Estados do Caribe

0
737

O presidente Nicolás Maduro anunciou nesta quinta-feira que a Venezuela foi eleita por unanimidade para a presidência da Associação dos Estados do Caribe (AEC), formada por 25 Estados membros, oito membros associados e 30 observadores.

«Acabamos de ser selecionados por unanimidade como presidente da Associação dos Estados do Caribe, para conduzi-la nos próximos anos», disse durante uma concentração anti-imperialista, no Paseo Monumental Los Próceres, em Caracas.

Enquanto a multidão gritava a uma só voz: «Vitória, vitória, vitória popular», o presidente Maduro destacou que este é um reconhecimento à pátria bolivariana por sua luta pela dignidade e a favor das causas justas, apesar das investidas desmedidas  contra a pátria e a população.

«Nós estamos onde estamos porque defendemos com razões a razão da Venezuela, porque a defendemos com moral, com muita firmeza, sem parar nunca, com muita dignidade», disse.

Os ataques contra a Venezuela —que começaram com o nascimento da Revolução Bolivariana, em 1999— aumentaram nos últimos anos. O plano de agressão conta com a cumplicidade da direita nacional e das corporações midiáticas que não param de manipular notícias e ocultar a verdade para golpear a Revolução Bolivariana.

Apesar dessa realidade, a Venezuela e seu povo se mantém firmes em buscar seu próprio caminho como verdadeiro exercício da soberania,  com a nação sul-americana como exemplo de valentia e dignidade para os povos da América Latina e o mundo. Por isso a eleição para a presidência da AEC, celebrada pela XXII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da AEC, nesta quinta-feira em Havana.

A AEC tem como objetivo o fortalecimento da cooperação regional e do processo de integração, com o propósito de criar um espaço econômico ampliado na região; preservar a integridade do meio ambiente do Mar Caribe, considerado como patrimônio comum dos povos da região; e promover o desenvolvimento sustentável do Grande Caribe, destaca o portal web da associação.

Entre seus Estados membros destacam: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, República Dominicana, El Salvador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, México, Jamaica, Nicarágua, Panamá, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, e Venezuela.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here