O processo de eleição dos 751 deputados do Parlamento Europeu para a legislatura 2019-2024 arranca esta quinta-feira na Holanda e no Reino Unido, os dois primeiros países a votar num calendário que se estende até domingo. Cerca de 360 milhões de cidadãos europeus votam até 26 de maio para escolher os seus representantes no próximo Parlamento Europeu (PE), com Portugal a eleger 21 eurodeputados.
I – Eleição para o Parlamento Europeu-2019
Decorrerá nos dias 25 e 26 de Maio, nos postos consulares, a votação para o Parlamento Europeu dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, recenseados voluntária ou automaticamente nas comissões recenseadoras da área de residência indicada no seu Cartão de cidadão ou Bilhete de Identidade.
Consulte os locais de voto no estrangeiro em:
http://www.cne.pt/sites/
II –Documentos e situações em que o mesmo poderá ser exercido
Os cidadãos que pretendam votar deverão apresentar o seu documento de identificação (cartão de cidadão, bilhete de identidade) ou outro documento oficial (passaporte, carta de condução), no horário indicado pelo Posto consular.
III – HORÁRIO da votação no estrangeiro (horas locais):
Dia 25 de maio – Entre as 8 e as 19 horas
Dia 26 de maio: Entre as 8 e as 19 horas – Europa, África, Ásia e Oceânia. No continente Americano, a votação começa às 8 horas e encerra entre as 12h00 e as 18h00 locais, consoante a sua localização.
Consulte os horários dos locais de voto em:
http://www.cne.pt/sites/
Para mais informações, aconselha-se a consulta do sítio da Comissão Nacional de Eleições, nomeadamente o link indicado abaixo:
http://www.cne.pt/content/
IV – Saiba onde votar